segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Rosalba lidera. Robinson é o preferido na base wilmista para disputa do Governo.

Ivo Freire e Zhamara Mettuza - Editor e Repórter de Política

Dentre os quatro pré-candidatos da base aliada do Governo do Estado, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria (PMN), aparece em primeiro lugar na pesquisa Consult realizada no período de 16 a 19 de agosto em todo o estado. Robinson Faria tem na pesquisa estimulada 11% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) com 9,35%, seguido do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) que tem 8,06% e o deputado federal João Maia com 4,76%. A senadora Rosalba Ciarlini aparece em primeiro lugar com 42,35% das intenções de votos. Os que disseram não votar em nenhum dos candidatos somaram 12,53% e 11,94% não souberam responder.

Na pesquisa espontânea, quando os prováveis candidatos não são apresentados aos entrevistados, Rosalba Ciarlini teve 5,53% das intenções de votos, seguida do senador Garibaldi Alves (2,41%), da governadora Wilma de Faria (1,94%), Iberê Ferreira (1,35%), Robinson Faria (1,12%), Carlos Eduardo e José Agripino empatados (0,53%), prefeita Micarla de Sousa (0,47%), João Maia (0,41%), deputada Fátima Bezerra, PMDB, Gilson Moura e Geraldo Melo empataram em 0,06%.

A Consult ouviu 1.700 pessoas como amostra probabilística casual simples. A amostra foi aleatorizada pelo critério de sorteios múltiplos aleatórios em quatro estágios: escolha do bairro/localização, escolha da rua, escolha do domicílio/local pré-estabelecido, escolha do ponto amostral (entrevistado). Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2,3%, com confiabilidade de 95%.


Pré-candidato do PMN tem maior percentual de preferência nas regiões Litoral Sul e Mato Grande

A Consult também apresenta o resultado das intenções de votos para o Governo do Estado por região. A pesquisa mostra que Robinson Faria tem seu maior percentual na região Litoral Sul/Mato Grande: 46,3%. O menor índice do deputado é na região de Mossoró, com 0,8%. Carlos Eduardo tem seu melhor desempenho em Natal (21%) e Grande Natal (18,4%). No Oeste ele obteve o menor índice ficando com 0,5%. Iberê Ferreira, de acordo com a pesquisa, teve o melhor percentual no Trairi com 62,5% e em Mossoró ele não obteve citações. E João Maia tem seu melhor desempenho no Seridó (17,1%) e o pior em Natal (1,5%).

A senadora Rosalba Ciarlini tem 85% de suas intenções de votos em Mossoró, 64% no Oeste e 60% no Médio Oeste/Salineira. O menor percentual da senadora foi obtido na região do Trairi, onde ela obteve 13,8% de suas intenções de votos, conforme a pesquisa da Consult.


Garibaldi lidera ao Senado; Wilma supera JA no primeiro voto

No que se refere às intenções de votos para o Senado, a pesquisa da Consult mostra que na sondagem estimulada para o primeiro voto, o senador Garibaldi Alves está na liderança com 32,06%. A governadora Wilma de Faria vem em segundo e supera o senador José Agripino. Wilma tem 27,65% das intenções de voto e Agripino aparece com 21,29%. De acordo com a pesquisa, 10,29% não votam em nenhum candidato e 8,71% não sabe dizer.

Quando afere as intenções do eleitor norte-rio-grandense para o segundo voto ao Senado, a pesquisa Consult revela o senador José Agripino como o melhor colocado com 28,12%. Garibaldi Filho é a segunda opção para 21,88% dos eleitores e Wilma de Faria para 18,18%. Os eleitores que disseram não votar em nenhum candidato somaram 15,71%. 16,12% não souberam responder.


Associação de votos

A Consult também a apresenta a associação dos votos para o Senado. De acordo com a pesquisa, o senador Garibaldi Alves sendo a primeira opção, teria junto com Wilma de Faria 45,1% das intenções de votos e 44,2% com José Agripino. Já José Agripino como a primeira opção dos eleitores teria 53% dos votos junto com Garibaldi Alves e 40,2% com Wilma de Faria. A governadora e Garibaldi juntos, com Wilma sendo a primeira opção de voto, teria 32,7%, e 36,2% com José Agripino.


José Serra tem o dobro das intenções de voto a Dilma

Na pesquisa das intenções de voto para Presidência da República, o governador de São Paulo José Serra (PSDB) aparece na primeira colocação com 30,12%. A ministra Dilma Rousseff (PT) está em segundo lugar com 15,82%, seguida do deputado federal Ciro Gomes (PSB) que obteve 12,94%. A ex-senadora alagoana Heloísa Helena (PSOL) tem 4,06% das intenções dos votos, o governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) tem 2,71% e a senadora Marina Silva (sem partido) tem 1,59%.

Segundo a Consult, 24,55% dos entrevistados não souberam responder, 8% disseram não votar em nenhum candidato e 0,12% em outro candidato.

Jornal de Hoje

Nenhum comentário: