quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sesap realiza capacitação em dengue na 6ª Ursap

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, realizará capacitação para coordenadores e supervisores em dengue dos municípios da 6ª Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), com sede em Pau dos Ferros. O curso, a ser oferecido no período de 17 a 21 de agosto, tem por finalidade mostrar como o programa de controle da doença funciona na prática.

O foco da capacitação será explicar as metas da Sesap nessa área de atuação, com ênfase nos dez componentes estabelecidos pelo Programa Nacional de Controle da Dengue, no ano de 2002. Tais componentes são: vigilância epidemiológica, combate ao vetor, assistência aos pacientes, integração com a atenção básica, ações de saneamento ambiental, ações integradas de educação em saúde e comunicação e mobilização social, capacitação de recursos humanos, legislação, sustentação político-social e acompanhamento e avaliação do programa.

Todos esses componentes precisam ser trabalhados conjuntamente, para garantir a eficácia das ações de combate à doença, conforme a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap, Kristiane Fialho. Além disso, serão mostrados no curso os instrumentos usados por esse programa para gerenciamento das ações executadas, a exemplo de sistemas de informação e planilhas eletrônicas para controle do uso de insumos como larvicidas e inseticidas.

Os participantes do curso deverão atuar como multiplicadores, transmitindo aos agentes de endemias de seus municípios, os conteúdos difundidos. “Um ponto central da capacitação reside em demonstrar ao supervisor a importância de seu papel, que deve ser o de acompanhar de perto a execução das ações, orientando e fornecendo suporte à sua equipe, em busca da eficácia do programa”, explicou a coordenadora.

Já realizado nas demais Ursap’s ao longo deste ano, o curso será oferecido, por fim, na 3ª Ursap, cuja sede situa-se em João Câmara. Dos 20 municípios considerados prioritários no trabalho realizado pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, 17 conseguiram diminuir a incidência da doença e estão com a situação epidemiológica classificada como média ou baixa pela Sesap

Nenhum comentário: