sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sesap prepara médicos e enfermeiros no interior para lidar com a influenza A

A Secretaria de Estado da Saúde Pública, por meio do Programa de Controle de Influenza realiza a Capacitação sobre gripe Influenza A (H1N1) para médicos e enfermeiros dos municípios da 2ª Ursap (Unidade Regional de Saúde Pública). Na quarta-feira (30), a capacitação foi somente para o município de Mossoró. A capacitação ocorre no auditório da própria Ursap, tendo à frente a coordenadora do Programa de Controle da Influenza A da Sesap, Stella Rosa Souza Leal. “O nosso objetivo é capacitar os nossos profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento do vírus Influenza”, informa a assessora de Gestão do Trabalho da 2ª URSAP, enfermeira Silvéria de Lourdes Vieira.

Ela esclarece ainda que diante da pandemia do novo vírus da influenza A (H1N1) e com base no conhecimento sobre a sua disseminação, a gripe não deve ser mais banalizada e sim tratada como uma doença infecciosa importante e merecedora de cuidados especiais para evitar a sua transmissão e complicações. “Com 23 casos de gripe influenza A (H1N1) confirmados no Rio Grande do Norte, o momento é de atenção e prevenção”, disse Silvéria de Lourdes Vieira.

São disponibilizadas vagas para um médico e um enfermeiro da Rede Básica de Saúde e um médico e um enfermeiro da rede hospitalar do município, segundo informa as técnicas no Núcleo de Capacitação da 2ª URSAP, Maruska Cortez e Francione Lopes.

A influenza A é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Nenhum comentário: