sexta-feira, 26 de junho de 2009

Das resenhas do São João

DA RESSACA DO SÃO JOÃO

Depois de uma São João repleto de “resenhas” e de uns dias de folga para colcocar umas coisas em dia e recuperar o ânimo para mais uma maratona, agora no São Pedro em Riacho da Cruz, Severiano Melo e outros lugarzinhos , estamos de volta para trazer um pouco do que aconteceu nesses dias de muita festa e frio. E não se preocupem, aconteceu de tudo um pouco por aqui. Coisa de louco. Por enquanto só um apretivo.



DO SÃO JOÃO

Tivemos entre os dias 21, 22 e 23 um dos maiores São Joãos de nossa terra. Grandes bandas. Público recorde. Muita animação. Praticamente zero de ocorrências policiais e Zé celestino até 7 da manhã.



DAS FESTAS

Três dias, seis bandas, algumas novidades e muita especulação em torno da qualidade de Ferro na Boneca que ano passado não fez um bom trabalho. Também em torno de Tayrone Cigano pela pura a simples incógnita de não saber se um novo estilo seria aprovado e, principalmente em torno de começar a festa na segunda noite às 9 da noite. Passadas todas no teste do público, o único problema foi ter que ver a festa do dia 22 acabar antes das 2 da manhã. Culpa da falha tática de trazer Garota Safada às 9 da noite.

Ficam duas lições. Uma de que a aprovação de um novo estilo pode abrir espaço para novos testes. A outra é que não adianta forçar a barra para trazer uma grande atração se o horário não for o de praxe. Em todoa caso, o saldo foi sim bastante positivo.



DO PÚBLICO

Quando se imaginava que em dias da semana o público razoável foi exatamente nesse dias que Portalegre recebeu maior público. Se no domingo o público foi mediano e na segunda já e esperava um bom público trazido pela febre Garota Safada, a terça- feira realmente superou as expectativas. Tayrone Cigano arrastou uma multidão à Praça Pública, surpreendendo até os mais confiantes.



DE ZÉ CELESTINO

Não tem como negar. Podem vim quaisquer grandes nomes do circuito musical. São João em Portalegre sem presença de Zé Celestino não tem a menor graça. É essa banda que traz a verdadeira animação de São João que todos nós gostamos. Tocar mais de cinco horas e ficar até 7 da manhã em Praça pública não é pra qualquer um.



DOS POLÍTICOS

Outra a tração aparte no São João foi a presença na festa.
Na abertura tivemos a presença do deputado federal Felipe Maia(autor da emenda que possibilitou a realização do são João) da senadora Rosalba Ciarlini, do deputado estadual Getúlio Rêgo, do prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rêgo e do diretor do DNOCS Elias Fernandes.

Na terça-feira quem esteve presente foi o deputado federal Betinho Rosado.



DOS DISCURSOS

Foram poucos os discursos esse ano. Ótimo. Tudo muito rápido é pratico, sem a politicagem convencional. Até porque a época não é propícia para tal. Além do deputado federal Felipe Maia, que possibilitou a festa, e do prefeito Euclides que abriu o evento, as demais falas forma do deputado estadual Getúlio Rêgo e do diretor do DNOCS Elias Fernandes.



DO PATROCINADOR DA FESTA

Em seu discurso de encerramento o prefeito Euclides agradeceu a todos que contribuíram para a realização da festa e foi enfático ao dar ao deputado Felipe Maia todos louros pela possibilidade da festa ter sido realizada

Disse em auto e bom som que Felipe maia era quem tava patrocinando o São João 2009 de Portalegre. Mas o agradecimento do prefeito não se limitou ao encerramento. Já no discurso de abertura Euclides agradeceu ao deputado tanto pela emenda desse ano como a do ano passado, também encaminhada pelo ministério do turismo através de emenda sua. Tudo isso sem esquecer-se de lembrar o deputado da necessidade para o ano que vem.



DAS CONVERSAS

Com três dias de rua cheia de gente as conversas foram muitas. Saiu de tudo um pouco. Do que eu particupalarmente já sei há muito tempo. Teve também conversas que só me fizeram ratificar o que eu já imaginava e também teve coisa que nunca me tiveram na pauta de Tico e Teco. E o que é melhor, muitas eu não precisei sair do lugar pra ficar sabendo. Apenas uma ou outra volta despretensiosa e mesmo assim sem perguntar nada ou conversar conversa alguma, vinham a mim e me feziam saber de cada coisa interessante. Mas contarei agora. só aos poucos falaremos aqui.



DOS AMIGOS

Tive muito prazer em ver amigos como Ed Rogers, Caio Cesar, Diogo Pereira, Enderson Leão, Caio Viana, Janaina Almeida, Pricila Rêgo, entre tantos que apareceram para o São João.



DO QUE VEM PELA FRENTE

Por hora vamos ficando por aqui. Mas tem mais. Ainda temos muita coisa sobre o São João alegre de Portalegre que traremos nas próximas notas.

Até agora não falamos quase nada, só amenidades.

Um ótimo São Pedro para todos.

Nenhum comentário: