sexta-feira, 22 de maio de 2009

Portalegre sediará fórum regional para discutir mortalidade materna e neonatal

Giro pelo Estado - Márcio Costa

Uma comissão multi institucional encabeçada pela secretaria estadualde saúde garantirá a realização do II Fórum de Mortalidade Materna e Neonatal, previsto para ocorrer no dia 28 de maio das 8 às 16 horas, no Hotel Portal da Serra em Portalegre.

O Fórum tem como público-alvo: prefeitos, primeiras-damas, secretários municipais de saúde, profissionais de saúde e a sociedade civil.

De acordo com a presidente do Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Neonatal, Maria do Carmo Lopes de Melo, a escolha dos municípios da II e VI URSAP se deu pela incidência do número de casos nessas regiões ser a maior do Estado.

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura

9h30m – Tema: Importância da Investigação de óbito da mulher em idade fértil para a redução da Morte Materna, a cargo da consultora Regina Coeli Viola do Ministério da Saúde

10h30m – Mesa redonda – Coordenadora: Cláudia Frederico de Melo, subcoordenadora de Ações de Saúde da SESAP.

TEMAS;
• Mortalidade Materna no RN – médica Maria do Carmo Lopes/Presidente do Comitê Estadual de Mortalidade Materna

• Mortalidade Infantil e Neonatal – Hortência Gondim/ membro do Comitê Infantil e Neonatal

• Assistência Integral à Saúde Materno-Infantil – Guglielmo Marconi Soares de Castro/promotor de justiça de Defesa da Saúde.

14h – Tema: " Vigilância Epidemiológica – Obrigatoriedade da emissão da declaração de óbito – Raquel Barbosa Lima – consultora do SIM no RN

15h30m – "Pacto pela Vida – Rede de Assistência à Mulher e a Criança nas II e VI URSAP’s – Carlos Eduardo de Albuquerque Costa / Coordenador de Planejamento e Controle de Saúde da SESAP.

Nenhum comentário: