quarta-feira, 1 de abril de 2009

JORNALISTA CHAMA PORTALEGRE DE "PATINHO FEIO DA REGIÃO OESTE"

O JORNALISTA MÁRCIO COSTA EM SEU BLOG GIRO PELO ESTADO (LINK AO LADO)POSTOU MATERIA EM QUE FALA DA FALTA DE INCENTIVO À DIVULGACÃO DE PORTALEGRE NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. A ABAIXO A POSTAGEM NA ÍNTEGRA.

09h00 - Portalegre – O patinho feio da região Oeste

Numa conversa informal com um ex-prefeito da linha tradicional de se fazer política, surgiu uma declaração curiosa com relação a limitada visão em torno da importãncia da midia para os municipios.

O prefeito afirmava. “Na minha cidade ninguém lê jornal. O dinheiro que eu investiria para aparecer, aplico em assistencialismo”.

Confesso que num primeiro instante fiquei meio chocado com a declaração do prefeito.

Mas ele tinha meia razão.

Pra que investir num produto que não resultaria em impacto em sua comunidade?

Passado o susto, resolvi apresentar uma base de argumentação que muitas vezes não é assimilada pela maioria.

Veiculos de difusão como jornais regionais, revistas, emissoras de TV, blogs e sites, garantem a exposição da imagem do município para um público externo, extremamente necessário à garantia de repercussão e decorrente benefícios diretos e indiretos.

São através destes veiculos de massa, que lideranças estaduais e até mesmo nacionais se deparam com evoluções e problemas que podem resultar em desdobramentos positivos para o futuro.

Resolvi contar esta histórinha que parece meio alheia ao titulo da postagem, para justificar a complementação.

Há cerca de 15 dias, representantes da cidade de Portalegre se depararam com uma realidade preocupante.

A cidade foi excluida do cronograma de investimentos da Adutora Alto Oeste que será construída com o intuito de acabar com os problemas de abastecimento hídrico.

A reação foi imediata, lideres municipais fizeram cara feia, e agora será preciso correr atrás na busca de uma solução que dificilmente será implementada.

Mesmo diante do seu porte e de sua importância regional, obtida a partir do forte potencial turístico, Portalegre peca na divulgação além fronteira.

Apagada em meio ao seu potencial, a cidade paga um preço bem mais alto do que o estimado para investimento em divulgação.

Há cerca de dois anos, numa conversa mantida entre os prefeitos Rogério Fonseca de Umarizal e Euclides Pereira de Portalegre, o primeiro afirmava.

“Eu tenho a sorte de ter duas Wilmas em minha vida”, numa alusão a sua esposa e à governadora Wilma de Faria.

Mineirinho, Euclides sorriu e retrucou. “Você tem duas. E eu que não tenho nenhuma?”

Euclides paga o preço de ser adversário da governadora e de não ter utilizado a imprensa de forma correta para facilitar a vida do seu municipio.

A água da adutora fará falta num futuro próximo.

Problema que será herdado pelos líderes José Augusto Rego e Neto da Emater, pretensos comandantes do patinho feio oestano.

Nenhum comentário: