sexta-feira, 24 de abril de 2009

Governo e prefeituras discutem criação do consórcio do Alto Oeste

A criação do consórcio de saneamento do Alto Oeste foi o tema de uma reunião entre o Governo do Estado e prefeitos de 33 municípios da região. O evento foi realizado nesta quinta-feira (23) no Colégio e Curso Evolução, em Pau dos Ferros, a partir das 8h. O vice-governador e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, representou o governo no encontro.

“A exemplo do que já acontece na Serra de Santana, onde o governo criou o Consórcio Intermunicipal de Saneamento, no Alto Oeste a Secretaria dos Recursos Hídricos vai funcionar como elemento de articulação entre os municípios. Essa medida é fundamental para levar saneamento e tratamento de lixo às cidades beneficiadas pela adutora do Alto Oeste e circunvizinhas”, disse o vice-governador. Ele lembrou que o Estado recebeu, no ano passado, o prêmio da Agência Nacional de Águas pela criação do consórcio na Serra de Santana.

No Rio Grande do Norte, o destino final dos resíduos sólidos urbanos em mais de 92% dos municípios ocorre em lixões a céu aberto. O dado é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que elaborou um diagnóstico da atual situação do destino de resíduos sólidos no Estado. O levantamento e o modelo de gestão adequado à situação de cada município serão discutidos entre os prefeitos.

Segundo o diagnóstico, 100% dos municípios da região Alto Oeste despejam seus resíduos sólidos urbanos em lixões a céu aberto. A situação se torna crítica porque muitos municípios da região ficam próximos às nascentes de rios importantes para o abastecimento. O tratamento adequado do lixo aumentará a qualidade de vida da população, diminuindo a incidência de doenças infecto-contagiosas, além de outros problemas de saúde pública.

“O nosso grande desafio é encontrar soluções sustentáveis para os pequenos municípios, através do compartilhamento das unidades de destino final, capacitação dos prestadores de serviços e da comunidade, apoio na elaboração de projetos, e principalmente, no desenvolvimento e articulação de consócios intermunicipais”, destaca Iberê.

Nenhum comentário: