sexta-feira, 27 de março de 2009

Notas 27-03

Saída do juiz

O juiz Dr, André de Melo Gomes está de saída das funções judiciais da Comarca de Portalegre. A partir de abril Dr. André estará à frente da Comarca de Luiz Gomes.


Torre da tim prestes a funcionar

Em contato com técnicos que estão fazendo as últimas instalações da torre de telefonia móvel de nossa cidade, soubemos que até dia 01 de abril todos os equipamentos estarão montados e o sinal da Tim estará cobrindo toda a cidade e região.



Consórcio poderá dar fim ao lixo de Portalegre

Técnicos da Secretaria Estadual de Recursos o Hídricos estiveram ontem em nossa cidade visitando o lixão. A idéia para acabar com a deposição de lixo à céu aberto em nossa cidade e nas demais da região é formar um consórcio envolvendo as cidades de Portalegre, Viçosa, Riacho da Cruz, Umarizal, Itaú e Severiano Melo. A idéia é que caminhoes levem o lixo para uma sub-estação em Riacho da Cruz e depois seja velado para uma estçao principal na cidade de Umarizal.

A idéia do consórcio veio à tona depois da aprovação da verba para o projeto pela Assembléia Legislativa do Estado e segundo os técnicos da Secretaria o dinheiro para as obras em Riacho da Cruz, Umarizal, para a compra dos caminhóes para a remoção do lixo já está à disposição, sendo necessário apenas a provação do projeto pelos municípios, que nãao precisaram dar contra-partida para a realização das obras. Bastará aos municípios apenas a aceitção da entrada no consórcio.


A mestranda Jaciara Aquino


Daqui parabenizamos com grande satisfação a amiga Jaciara Aquino pelo brilhante resultado que a colocou com uma das primerias na seleção do Mestrado em Linguistica do Campus de Pau dos Ferros.



Dinheiro para a Filarmônica

Ontem na seção na Cámara Municipal foi apreciado e votado o parecer do vereador José Augsuto que atestava como constitucional a doação de R$ 9.600,00 à Assosiação das Pequenas Comunidades Rurais de Portalegre (APRUP) para o pagamento dos soldos do maestro da banda Filarmônica 08 de Dezembro.


Reunião discute segurança


Na última terça-feira foi realizada no salão Paroquial de portalegre uma reunião para debater a crescente onda da roubos em nossa cidade. Estiverem presentes a reunão o Juiz da Comarca, Dr. André de Melo, o promotor Ricardo José, o delegado da cidade, o prefeito Euclides Pereira, os secretários de saúde, Obras e Turismo, os vereadores Adalberto Rêgo, Ecimar e Manuel de Freitas além de cerda de 15 comerciantes.

Na reunião se pode constatar que é nossa cidade precisa sim ser mais cuidada em suas noites. Que é pouco o contingente de vigias que guardam nossas ruas.

Instado a ajudar, o prefeito Euclides disse que não pode aumentar imediatamete o contingente de vigias até a realização do concurso que está prestes a ser lançado e que terá vagas para para a área. O prefeito se comprometeu a reordenar a ação dos 09 vigias que hoje fazem a vigilância de Portalegre e a tentar aumentar o contingente de policias de nossa cidade, hoje portalegre conta com apenas quatro policias.

Entre os comerciantes que participaram da reunião, depois que culparam a adminstração pelo últimos acontecimentos, e ouviram do Promotor que os vigias da prefeitura estão nas ruas para guardar a população e os bens públicos e não os comercios particulares, ventilaram a possibilidade de contratação de vigias particulares para guardar seus estabeleciamentos.

Já à polícia local se pediu uma maior enteção na vigilância, fazendo mais rondas pela cidade.


Para acompanhar as ações que ficaram acertadas, foi marcada outra reunião para o mês de abril, para constatar se as tentativas de melhora surtiram algum efeito e se todos os comerciantes serão de acordo com a proposta de contratação de vigias perticulares .



Secretário Getúlio Rêgo


Está quase tudo acertado para que o Deputado Estadual Getúlio Rêgo assuma a secretaria de saúde da cidade de Natal. Para tanto, basta apenas alguns acertos entre ele, prefeita Micarla de Souza e os dirigentes do seu partido.


Explicando

Quando eu questionei nas notas do último dia 23 a situação as estradas da zona rural, pedindo melhorias para estas, penso que não fui bem interpretado. Não disse que nada está sendo feito. Só não me referi a colocar entulos nos buracos. Isto, todos sabem, se realizado pela manhã será levado pelas águas da chuva à noite.

Quando disse que as estradas da zona rural necessitam de melhorias me referi a uma ação concreta, de abertura e limpeza das estradas, que sejam construídas valas para escoar a água, enconstas nas áreas onde a água vem a cada ano levando um pouco da estrada e que sejam retiradas as barreiras e pedras que impossibilitam o táfego.

Ação paleativa não resolve o problema definitivamente. Apenas empurra com a barriga o problema mais para a frente.

Nenhum comentário: