quinta-feira, 12 de março de 2009

NOTAS DA SERRA

DE VOLTA

Após alguns dias sem escrever, conseguimos um tempinho e estamos de volta para colocarmos em dia nossas notas. Boa leitura.



E O LIXO VAI SAIR CARO.

Depois de indeferido em segunda instância o agravo que pedia a anulação da decisão sobre o lixo de nossa cidade - mesmo se puder recorrer mais uma vez - e’ bom a municipalidade correr contra o tempo e providenciar rápido recursos para construir o problemático aterro sanitário. Até porque, vai sair caro mil reais por dia.


NÃO COLOU

Tentar indeferir a decisão judicial usando como argumento a acusação de que o poder judiciário desrespeitou o princípio da separação entre os Poderes, não colou. Principalmente num recurso que foi julgado pela vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado que certamente não se agrada de colocações dessa natureza. Basta assistir os telejornais que se ver todo dia essa mesma discussão em Brasília. O judiciário está legislando pelo legislativo e pelo executivo. E sempre quem sai ganhando e’ o judiciário porque apenas o faz quando e’ provocado e quando não há agilidade por parte dos outros poderes para resolver os problemas que chegam ate ele.


NÃO COLOU II

E, mesmo que o argumento do desrespeito ao princípio da separação entre os Poderes fosse válido, o segundo argumento utilizado no agravo acabaria de vez com a questão por ser, digamos, sem sentido. Dizer que não dar para fazer o aterro por falta de dotação orçamentária, sabendo que o processo se entende desde março de 2004, e’ demais. Se em quatro anos não der para angariar recursos para fazer um aterro sanitário por meio de emendas parlamentares ou com o Ministério da Saúde, Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente, num sei não, viu!?



SÓ PRA LEMBRAR

Não foi só pelos argumentos sem força utilizados no recurso que a desembargadora indeferiu o agravo que procurava reverter a determinação judicial de 27 de janeiro. Os argumentos utilizados pelo juiz que proferiu a sentença foram irrefutáveis. Contavam na decisão, além de vasto material comprobatório do crime ambiental que vem sendo feito, um grande material teórico que fundamentou coerentemente a decisão tomada.


ARGUMENTO PODERIA TER SIDO OUTRO

Bem que poderiam ter posto no recurso o argumento que eu já ouvi inúmera vezes. Da falta de um terreno na área do município, uma vez que, os espaços mais afastados do município e que poderiam servir de local para o aterro estão em área de encostas ou pertos de mananciais o que inviabiliza a construção de um aterro.



DAR A CÉSAR O QUE E’ DE CÉSAR

Falo nesse argumento da falta de um espaço para a construção do aterro na área do município porque e sabido que em inúmeras reuniões e audiências publicas realizadas pelo Ministério Público com todas as cidades da comarca a fim de resolver o problema do lixão nas quatro cidade que a formam, Portalegre, Riacho da Cruz, Viçosa e Taboleiro Grande o prefeito Euclides Pereira apoiou a idéia de se fazer um aterro em qualquer outra cidade da comarca para receber o lixo desta e das demais, justamente com o argumento de Portalegre não ter área para a construção de um aterro. A idéia não vingou porque nenhum dos demais prefeitos esteve disposto a ceder uma área para tal projeto.

ENTÃO, NÃO PODEMOS DIZER QUE EUCLIDES NÃO FEZ NADA PARA RESOLVER A SITUAÇÃO DO LIXO DE NOSSA CIDADE.



DEIXANDO O LIXO DE LADO

Portalegre, e, mais especificamente, o Mirante Boa Vista foram destaque esses dias em inúmeras notas de colunistas sociais da região. O motivo. O clima frio e a névoa que chega a cidade primeiro no ponto turístico desses dias de inverno. Uma boa
propaganda de nossa cidade, afinal, e’ a melhor época do ano em nossa cidade. Vale lembrar que nas festividades de São João Portalegre continua fria e quase sempre chuvosa.



NONATO LIMA DE VOLTA

Se tudo der certo o grande locutor Nonato Lima deve em breve voltar às ondas da FM Portalegre. Vontade do comunicador, conhecido e reverenciado por todos de Portalegre e de todos os ouvintes da FM não falta.



APERTANDO O CINTO

A ordem de cortar gastos na prefeitura de Portalegre parece que era um aviso para os dias nebulosos que estariam por vim. Saído o primeiro repasse de março do FPM com uma queda acentuada nos recursos, a corda arrochou de vez no pescoço dos prefeitos.



FORROZINHO BOM DANADO

Tendo ido no sábado ao show da dupla Alessandro Bandeira e LC Sax na churrascaria do Gringo e curtido muita música de barzinho, como e’ de costume sempre que marco presença nos shows da dupla, não esperava que no domingo a tarde em Riacho da Cruz iria ter a grata surpresa de dançar um forró arrochado com a mesma dupla, que deixou a violão e a MPB de lado, se apossou de um teclado e caiu no forró.



AINDA NÃO O VI

Soube da presença do amigo Paulinho de Eustáquio na cidade. Infelizmente ainda não tive o prazer de encontrá-lo. Espero que consiga vê-lo ate’ sua volta ao norte do país.



TRÉGUA

A chuva deu uma trégua esse dias. Apenas uma garoas espaças tem molhado a terra



SAUDAÇÕES

Ao amigo Marcksan e a todos os amigos que estão na capital paulista em busca de dias melhores. Por lá, morando no mesmo apê, estão além de Markcsam, que fez uma falta danada no carnaval de Areia Branca, Laerte e Abel Neto. Outros que não posso esquecer são os amigos Emanuel de Neta e Cleanto de Niltinho que também estão na terra da garoa.


PARABÉNS

Hoje e dia de festejar mais um ano de vida da minha grande amiga Jaciara Aquino. Que Deus a ilumine cada vez mais.


SEGUIDORES

Hoje agradeço a mais três leitores do blog que se oficializaram como seguidores. São eles: Veridiano de Paiva e Messias Albuquerque e meu amigo irmão Ed Rogers. Aos três meu muito obrigado.

Nenhum comentário: