terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Wilma diz que Gari não lutou pelo RN

A cassação de liminar que estava beneficiando Carlos Alberto de Faria de ação penal, por parte do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com relação ao "Foliaduto" (veja matéria abaixo), levou a governadora Wilma de Faria (PSB) a romper os poucos laços que a prendiam politicamente ao presidente do Senado, senador Garibaldi Filho (PMDB). Ontem, ao ser entrevistada no Jornal 96 FM, em Natal, a governadora externou todo o seu descontentamento político e afirmou que ele, por ser a terceira maior expressão política do Brasil, não conseguiu viabilizar nenhum benefício para o Rio Grande do Norte. "Ele não teve condições de trazer benefício extra que ajudasse o RN a crescer rapidamente", afirmou a governadora, acrescentando que Garibaldi ainda pode tentar, neste "finalzinho de mandato", ajudar o Estado, se não for reeleito.

Wilma declarou também que a aliança envolvendo o PSB, PMDB e PT chegou ao fim. Ou melhor, valeu apenas para a eleição na capital. "Nos aliamos em Natal. Não estamos aliados. Tanto o PSB está livre para fazer qualquer aliança, assim como eles também", disse, ao se referir às eleições de 2010.
Diante desse quadro colocado pela própria governadora, ela analisou que não teme uma provável aliança que se desenha ao cenário político de 2010: a união do PMDB com o DEM. "Não temo", diz, acrescentando que todo o RN conhece sua coragem. "Não tenho esse medo. Em uma eleição pode se ter resultado negativo ou positivo. Em Natal, a grande causa foi unir a base do presidente Lula. Houve, de nossa parte, sacrifício. Fazia 20 anos que ganhávamos eleição em Natal e tínhamos toda essa condição de vitória. Mas isso não deu certo na aliança com o PMDB", analisa.
Segundo a governadora, as lideranças políticas do Estado estão mais preocupadas em eleger o senador ou o próximo governador do Estado. "O senador Garibaldi se preocupa em querer saber quem vai ser o candidato que terá a vitória. Hoje, acredito que a eleição não esteja definida. Eleição não está definida nem na véspera. Temos candidatos que podem ser vencedores, e não a candidata do DEM (senadora Rosalba Ciarlini) ser a vencedora por antecipação", disse Wilma.
Ela disse que seu grupo possui nomes que podem ser indicados e que terão tempo de se apresentar ao Estado como candidato, e citou o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria, o deputado federal João Maia e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. O nome, conforme a governadora, será informado até o final de julho de 2009.
Com relação à sua provável candidatura ao Senado, a governadora analisa que essa possibilidade pode ser realizada. "O normal é que eu seja candidata à senadora. Até porque as pessoas estão lançando. Tenho sido lançada por onde eu passo. Ainda não me pronunciei porque tenho que aguardar o partido", diz.

REFORMA
Sobre reforma administrativa, a governadora informou que até o dia 15 de janeiro, se houver necessidade, fará ajustes no governo. Diz que está avaliando todos os secretários e que não pode esperar e nem aceitar desculpa em torno de cumprimento das metas. "É necessário que obras andem, licitações caminhem, que se concluem as que estão em andamento", comenta.

Jornal de Fato 23-12

Nenhum comentário: