terça-feira, 30 de dezembro de 2008

PROGRAMA CAFÉ COM O PRESIDENTE

Presidente Lula faz balanço do ano de 2008

Apresentador: Olá você em todo o Brasil, eu sou Luciano Seixas e estamos começando agora o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Olá,

presidente, como vai? Tudo bem?

Presidente: Tudo bem, Luciano.

Apresentador: Presidente, mais um ano chega ao fim. Qual a avaliação o senhor faz de 2008. Dá para dizer que foi um ano bom para o brasileiro?

Presidente: Eu acredito que foi um ano bom para o Brasil, um ano bom para o brasileiro, porque p Brasil cresceu economicamente, fortemente. O Brasil teve uma geração de empregos de quase 2 milhões e 200 mil trabalhadores até o mês de outubro, portanto em dez meses. O Brasil teve desenvolvimento em vários outros setores da sociedade, houve mais distribuição de renda, o comércio cresceu. Significa que o Brasil teve um ano, eu diria, bom. Não vou dizer ótimo, mas um ano bom. Apenas no último trimestre é que nós tivemos um problema, já resultado da crise mundial muito mais por falta de crédito internacional, ou seja, na medida em que não teve crédito, lá fora, em dólar, as empresas brasileiras que tomavam dinheiro emprestado, em dólar, lá no exterior tiveram que vir para o sistema financeiro brasileiro e aí nós tivemos um problema de falta de crédito ,que começamos a ajustar isso. Começamos disponibilizando recursos do compulsório e estamos cuidando de ajudar os nossos exportadores, estamos cuidando de ajudar os principais projetos que nós temos de desenvolvimento. E eu penso que foi um ano bom, um ano que me permite dizer ao povo brasileiro, sabe, que embora a gente tenha uma crise internacional, que é a mais forte de toda a história depois da industrialização, ou seja, o fato concreto é que o Brasil é o país que está mais preparado. Nós temos reservas, nós temos um mercado interno forte. Nós vamos trabalhar fortemente, ou seja, todo o governo está preparado, todo mundo está preparado para que no começo de 2009 a gente comece a trabalhar fortemente para que a gente possa fazer a ajuda necessária para que a economia continue a crescer. Até o dia 20 de janeiro nós deveremos apresentar outras propostas de incentivo ao crescimento econômico. E eu acho importante todo mundo ter claro que nós não vamos ficar esperando a crise, sabe, abalar o Brasil. Na verdade, nós vamos trabalhar para que essa crise não cause os efeitos perversos aqui no Brasil, que está causando no Japão ou que está causando nos Estados Unidos, com milhões de desempregados. Eu estou convencido de que o Brasil deve olhar a crise como uma oportunidade para a gente fazer as coisas que ainda não fizemos, para que a gente possa mostrar que o dinamismo do mercado interno brasileiro é que vai permitir que a nossa economia continue crescendo. Enquanto alguns países do mundo estão em recessão, o Brasil pode crescer um pouco menos do que estava previsto, mas vai continuar crescendo e vai continuar gerando empregos.

Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Presidente, no final do ano uma tragédia marcou o país,: as enchentes em Santa Catarina. O que a população daquele estado pode esperar daqui para frente. Que mensagem o senhor daria aos catarinenses?

Presidente: Bem, o que eu poderia dizer a esses companheiros, a não ser que dizer que o governo federal fez tudo o que está ao seu alcance. Vamos continuar solidários com o povo de Santa Catarina. Vamos continuar trabalhando em parceria com o governo do estado e com as prefeituras, porque nós agora precisamos ajudar aquele povo a se reerguer, levantar a cabeça, lamentar as mortes e dizer que a vida continua e, portanto, que nós temos que trabalhar mais fortemente para recuperar o estado de Santa Catarina e também os outros estados que foram vítimas de enchente. E aproveitar a oportunidade, Luciano, para dizer ao povo brasileiro, sabe, que nós precisamos começar o ano de cabeça erguida, com muita esperança, com muita fé, com mujita disposição porque o que o Brasil será em 2010 vai depender do que a gente tenha capacidade de fazer em 2009. E portanto eu acho que vai ser um 2009 de muito trabalho, de muita dedicação de todos os brasileiros, do presidente da República, de todos os empresários, porque o momento de nos entendermos que o Brasil depende única e exclusivamente da capacidade de seu governo, da capacidade de sua gente, da capacidade dos seus empresários. Se todos nós trabalharmos com essa convicção nós teremos um bom 2009. E queria também aproveitar, Luciano, para pedir aos brasileiros e brasileiras, sabe, que estão saindo para viajar, tirar férias de carro para visitar parentes, ou seja, que é importante tomar muito cuidado. Primeiro, não beber se for pegar o volante; segundo, só ultrapassar quando a estrada permitir que ultrapasse; terceiro, andar na velocidade recomendada, sabe, nas placas das rodovias, porque a falta de responsabilidade de algumas pessoas, sabe, provoca a desgraça, a morte, na vida de outras pessoas. Então é importante que todos nós sejamos responsáveis. É hora da gente se divertir, todo mundo merece isso. É hora da gente comemorar. É hora da gente sair para a rua para agradecer o ano que tivemos e pedir à Deus que nos dê um ano de 2009 melhor. Mas tudo isso com muita responsabilidade porque a vida é uma só e é o maior bem que Deus nos deu foi a vida. Portanto, vamos cuidar dela com carinho, porque a gente vai preservar a nossa, a da nossa família e a de todos os outros que também querem viver.

Apresentador: Muito obrigado,presidente Lula. Feliz Ano Novo. E nós lembramos aos nossos ouvintes que na próxima segunda-feira, dia 5 de janeiro, não vai haver o programa Café com o Presidente. Estaremos de volta na outra segunda-feira, dia 12, não é isso, presidente?

Presidente: Estaremos dia 12, Luciano, porque eu vou descansar uma semana e quero que vocês descansem também, mas dia 12 estaremos de volta.

Apresentador: Até lá, então.

Nenhum comentário: