terça-feira, 21 de outubro de 2008

Profissão mais comum para eleitos para o executivo no RN, em 5 de outubro, é a de prefeito

A profissão mais comum entre os eleitos para a chefia do poder público executivo municipal em 2008 no Rio Grande do Norte, apurada pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) é justamente a de prefeito. Fora esta ocupação, a profissão predominante entre os 167 governantes eleitos no pleito de 5 de outubro é a de empresário. Dezoito pessoas nesta categoria conseguiram vencer a disputa para o cargo mais importante em seus municípios. Em terceiro lugar entre as ocupações dos vencedores está a profissão de servidor público estadual. Com apenas um exemplo cada estão as ocupações de servidor público federal, sacerdote, enfermeiro, agente administrativo, policial civil, assistente social, economista, auxiliar de escritório, odontólogo, veterinário e industrial.

Entre os 1.527 vereadores eleitos, 332 têm o cargo de parlamentar municipal como ocupação mais comum. Em segundo lugar vem a atividade de agricultor, 235; servidor público municipal, 110 e comerciante, com 100 eleitos provenientes desta categoria profissional.


ELEIÇÃO MAIS DISPUTADA

A menor diferença percentual das eleições municipais deste ano, aconteceu em Espírito Santos, onde a candidata vencedora para a prefeitura, Daise Florêncio da Costa Correia, obteve 2.070 votos e o segundo, Francisco Araújo de Souza, 2.064 votos. A diferença de 6 votos representa 0,1% dos votos válidos naquela cidade.


AUMENTA A PARTICIPAÇÃO FEMININA

A quantidade de mulheres eleitas cresceu tanto para o cargo de prefeito como para vereador, de 2004 em relação a 2008. Para a chefia do executivo municipal, foram eleitas 27 mulheres contra 25, há quatro anos. Duzentas e setenta e seis pessoas do sexo feminino elegeram-se para as câmaras municipais contra 215, em 2004.


FONTE:TRE/RN

Nenhum comentário: