segunda-feira, 22 de setembro de 2008

PORTALEGRE HÁ 13 DIAS DO FIM

Faltando apenas 13 dias para o fim do pleito que elegerá os novos (ou nem tão novos assim) governantes da nossa cidade o que mais se especula nas calçadas e rodas de conversa é a quantidade de votos que Euclides tirará e quais serão os candidatos a vereador que chegarão à frente.


PARA PREFEITO AS CONTAS SÃO DIFÍCEIS

Tendo apenas um candidato a prefeito a única pergunta que se tem feito é: Quantos votos Euclides terá? Há projeções para todos os gostos. Mas todos só têm uma certeza. Só com a abertura das urnas saberemos o que o povo decidiu e quanto do povo decidiu.


PARA VEREADOR AS CONTAS SÃO AINDA MAIS DIFÍCEIS

Os analistas de plantão também divergem e muito quando a pergunta é: Quais dos 15 candidatos a vereador ficarão com as nove vagas.

A coisa fica feia quando vemos (segundo eles próprios) que todos têm condições para está entre os felizardos. As contas giram em torno das vantagens e desvantagens que cada um deve ter devido a apoios adquiridos e perdidos, compromissos sustentados e não cumpridos. Candidaturas novas e brechas deixadas por candidatos que estavam no páreo em 2004 e agora não estão mais e vise -versa. Eleitores que ainda não sabem em quem vão votar e eleitores indecisos por terem várias opções de escolher é só se decidirá em frente a urna.

Todos esses fatores tornam a campanha para vereador uma incógnita. Não se podendo garantir quem chegará à frente ou na rabeira da lista dos nove legisladores municipais.


VOLTANDO...

Tenho ouvido cada coisa a respeito do pleito para o executivo que sinceramente não percebo. Dizer a campanha de Euclides está fria e sem ânimo tudo bem, é notório. Dizer que essa apatia provém de falhas cruciais que desestimularam e causaram estranhamento à população, é uma realidade, essas falhas são reconhecidas internamente pelas próprias lideranças. Dizer que a quantidade de votantes será reduzida, até vá lá, eleição com um só candidato não empolga mesmo. Entretanto, dizer que Euclides não tirará a quantidade de votos necessária para se eleger é ridículo. Sabe por quê?

Ouvindo ontem um eleitor da Zona rural que dizia: “Se fosse para eu não votar eu ficaria em casa”

Veio-me a dedução. Grande parte dos eleitores que forem às urnas dia 05 não votará em branco ou anulará seu voto, terá sim candidato a prefeito e a vereador e votará em ambos. Existirá sim quem anule seu voto quanto para a eleição para o executivo, isso não é mais novidade> também não será surpresa se essa quantidade superá as expectativas dos mais confiantes. Mas, dificilmente esse contingente não deve alcançar 50% mais um dos votos válidos.


EUCLIDES PERDERIA PARA ELE PRÓPRIO!?

Na minha singela e despretensiosa opinião, quem teve força para ganhar duas outras campanhas enfrentando titãs e estruturas bem montadas. Quem conseguiu trazer pra si apoios nunca antes imagináveis. Quem conseguiu arrefecer feras com ânimos exaltados e sede de poder, dificilmente perderá a eleição para si próprio devido a questões que só influenciam sua candidatura indiretamente.

Mas, o futuro a Deus pertence. E o voto pertence a cada cidadão.


NÃO VEJO A HORA...

De chegar o dia 5 de outubro para termos a real noção, mesmo eu ainda previa, de como Portalegre caminhará a partir de então.

Faz tempo que eu digo, muita coisa se acabará no dia 05 de outubro quando os ponteiros marcarem 17:00 horas.

Que eu esteja certo para umas e errado para outras.

Nenhum comentário: