sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O DIREITO E A CONSCIÊNCIA DO VOTO

O voto é a principal ferramenta de um estado democrático. O voto nos dá uma possibilidade que jugo muito além do fato de podermos escolher nossos governantes. O voto nos torna responsável pelo futuro das vindouras gerações. Todas as atitudes tomadas pelos governantes que escolhemos agora irão respingaR na vida dos nossos filhos, netos e todos mais que vierem.

Há os que não dão a importância devida ao sufrágio, tornando-o pequeno, fazendo-o de moeda de troca ou de pura ferramenta para aflorar uma revolta, muitas vezes sem causa ou que não devia ser externada por meio do voto anulado ou em branco.

Deixar de voltar significa não só um atentado aos que deram suas vidas para que o regime democrático voltasse a vigorar no país depois de vinte anos de ditadura militar. É um ato de desrespeito também consigo próprio e com a comunidade que em que o individuo vive. Como eu poderei reivindicar algo dos meus governantes se não exerci deforma plena meu direito de cidadão quando fui convocado para isso.

O homem é livre, Deus o fez assim. O eleitor pode sequer ir votar, ou, ao ir à urna anular seu voto ou votar em branco, é um direto que lhe assiste a constituição movida pela democracia. Mas, como o cidadão poderá julgar, sem peso na consciência, um governante que não recebeu seu voto mesmo que de rejeição. É preferível que o eleitor acompanhe o governante e, na hora de reivindicar tenha a consciência de que tem esse direito como cidadão, mas que pode cobrar ainda mais porque voltou nele e se sente então, a vontade para isso, e, se não tiver votado nesse governante, tem o direito a cobrar por está atuando legitimamente como opositor pela decisão da maioria.

Exercer a cidadania passa não só pelo livre arbitro dado por Deus e ratificado pelos homens. Passa fundamentalmente pela consciência de cada um. Você, que não irá votar está perdendo uma chance de exercer sua cidadania da forma mais plena e indo de encontro co ma lei. Você, que participará desta eleição comparecendo as seções de votação, preste bem atenção em quem votará, reflita, compare, escolha não pelo favor instantâneo do calor da campanha, mas pelo que o candidato pode fazer de melhor para sua cidade.

Use seu direito ao voto, vote. Consciente, mas vote.

Nenhum comentário: