terça-feira, 15 de julho de 2008

Diretor de campus da Uern quer doação de terreno

fonte: gazeta do oeste 15-07

ALTO OESTE - O professor Gilton Sampaio de Souza, diretor do Campus Avançado "Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia" (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), enviou ofício ao reitor Milton Marques de Medeiros, solicitando apoio e empenho para juntos pleitearem a doação, pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RN), à Uern/campus de Pau dos Ferros, de um terreno medindo 10.000m², localizado nos limites do terreno do Campus da Uern (lado Sul), para a construção de um grande auditório ou teatro no Cameam/Uern, empreendimento este de imensa importância para todos os que fazem o campus universitário da Uern nesta cidade, no qual estudam cidadãos de dezenas de municípios do Oeste potiguar e de municípios vizinhos da Paraíba e do Ceará.

Diante da exposição feita ao reitor Milton Marques pelo professor Gilton Sampaio, esse pleito se justifica em função de um sonho, já antigo, dos habitantes da região, e da necessidade real de construção de um teatro (ou um grande auditório), com capacidade média para 700 pessoas - com espaço de convivência para os seus usuários, em Pau dos Ferros/RN, cidade-pólo de toda essa importante região do Rio Grande do Norte.

Com a doação do terreno à Uern, e posterior construção do teatro, essa região do Estado do Rio Grande do Norte terá um espaço (hoje inexistente) para atender à necessidade de realização de grandes eventos culturais, políticos e acadêmicos; encontros, grandes reuniões e outras atividades ligadas à sociedade civil, político-administrativa, do Estado e do Brasil, à comunidade acadêmica da região e a todos àqueles que participam de movimentos em prol da cultura de nosso Estado; enfim, a todas as pessoas interessadas no crescimento e no desenvolvimento político, educacional e cultural da região e de nosso Estado.

"No intuito de reforçarmos a pertinência dessa solicitação, pontuaremos alguns aspectos que realçam a importância de Pau dos Ferros para essa região do Alto-Oeste potiguar, assim como caracteriza melhor esse município e a necessidade de uma obra como um teatro, que possibilita reunir atores sociais importantes para o desenvolvimento de nosso Estado", diz ele em ofício.

O diretor do Camean/Uern anexou ao ofício uma série de dados, que tem como fonte direta o documento elaborado pela comissão em defesa da implantação de um Campus da Ufersa em Pau dos Ferros, da qual a Uern participou ativamente como uma das instituições que compõem a Comissão.


Pau dos Ferros e seu papel no Alto Oeste

1 - Pela Dimensão Geográfica - a região do Alto-Oeste potiguar, composta de 37 municípios, cuja cidade-pólo é Pau dos Ferros, localiza-se a sudoeste do RN, e sua área de influência atual e potencial, em termos educacionais, compreende outras dezenas de municípios que se localizam em doze (12) microrregiões geográficas de três Estados da federação - RN, PB e CE. Todas essas microrregiões estão inseridas na grande área que forma o semi-árido nordestino (especificamente no chamado miolão semi-árido), cabendo assinalar que elas se distanciam, respectivamente, 400 km, em média, das capitais de seus Estados.

2 - Pela Dimensão Demográfica - no Censo do IBGE (2000), a população dessas microrregiões, que, em grande parte, já constitui área sob influência do município de Pau dos Ferros, apresentava um total de um milhão, cento e cinqüenta mil pessoas (1.150.000), sendo 634.195 (55.2%) residentes na área urbana e 514.335 (44.8%) na área rural. Hoje esse contingente já deve ultrapassar a soma de um milhão, trezentas mil pessoas (1.300.000).

3 - Pela Dimensão Econômica e de Infra-estrutura - a região do Alto-Oeste é uma das mais pobres do Estado e, de acordo com o IBGE, o seu PIB, em 2003, representou apenas 3,52% da produção de bens e serviços do RN, conforme Parecer do Nudesp/Uern. A dificuldade de acesso ao ensino superior e a falta de acesso à cultura são dois dos problemas que impedem a efetivação de vocações e potencialidades econômicas.

4 - Pela Dimensão Política e Educacional - os indicadores de escolaridade da região do Alto-Oeste potiguar mostram que mais da metade da população de quinze e mais anos de idade tem menos de quatro anos de estudo, e que menos de 5% detêm um diploma de ensino superior.

Na perspectiva de solucionar (ou pelo menos diminuir) esse problema, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através do Campus Avançado de Pau dos Ferros tem contribuído de forma significativa para o aumento de vagas no Ensino Superior da região (de 138 para 330, anuais, nos últimos 05 anos). Atualmente, o Cameam tem matriculado mais de 1.500 (mil e quinhentos alunos); entretanto, no âmbito da cultura, as poucas iniciativas existentes não atingiram o público alvo, e uma das grandes barreiras é a inexistência de um local adequado para a realização das atividades culturais em espaços que possibilitem a presença de um grande número de pessoas. O maior auditório da região (do Cameam/Uern) só disponibiliza assentos para, no máximo, 250 pessoas.

5 - Pela Dimensão Cultural e de Desenvolvimento Humano - Além de propiciar uma maior divulgação de todas as tonalidades da cultura do povo dessa região, a construção de um Teatro permite que a Uern (e outras instituições de nível superior como Cefet e Ufersa), que já estão se instalando nesse município, possam propor, induzir ou articular, junto aos movimentos culturais da região, mais especificamente com os sujeitos sociais intimamente ligados à pintura, à música, ao teatro, ao cinema, à capoeira e demais expressões artístico-culturais.

"Acreditamos que, com a efetivação da doação desse terreno à Uern (Campus de Pau dos Ferros), pelo DER, será dado o primeiro e grande passo para que os sonhos de milhares de cidadãos que vivem nessa região tão distante da Capital do Estado possam ser concretizados, por isso já agradecemos, em nome da Comissão, do Cameam/Uern e de todos os segmentos dessa região que acreditam nesse sonho, o esforço de Vossa Magnificência em torno desse pleito, conclui Gilton Sampaio

Nenhum comentário: