quarta-feira, 7 de maio de 2008

Medalhista de ouro em matemática diz a senadores que não precisa de nada

"Eu não gosto de andar pedindo, sabe?". Assim, o estudante Ricardo Oliveira Silva, portador de atrofia espinhal e ganhador de duas medalhas de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática, respondeu a uma pergunta do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, sobre o que ele desejava ganhar. A conversa, em que outros senadores suscitaram a hipótese de oferecer computador, cadeira de rodas motorizada ou curso pré-vestibular, foi marcado pela emoção.

Ao homenagear o estudante, enaltecendo os esforços de seu pai, Joaquim Oliveira da Silva, e de sua mãe, Francisca Antonia da Conceição, para instruí-lo, o presidente do Senado começou a brincar com a idéia de que Ricardo poderia pedir o que quisesse aos senadores, porque todos ali presentes, integrantes da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que o homenageava,estavam ansiosos por presenteá-lo.

- O que você mais quer? Eu só tenho medo porque você é inteligente demais e pode pedir algo que nós não possamos dar...

- Eu não gosto de andar pedindo, sabe? No que vocês puderem me ajudar, eu agradeço - respondeu Ricardo Oliveira.

- Mas, agora, qual é o seu sonho? - indagou novamente Garibaldi, em meio a palpites de senadores, que indicavam as hipóteses de o rapaz querer um computador, uma cadeira motorizada ou um curso preparatório para a universidade.

- Agora, o meu sonho é continuar estudando. Não tenho planos fixos para o futuro. O meu plano no momento é só continuar estudando.

- Em nome do Senado e de todos os brasileiros, obrigado, Ricardo - disse o presidente do Senado.


- Muito obrigado a você - respondeu sorridente o medalhista de ouro.

Para o presidente do Senado, a vinda de Ricardo Oliveira Silva nesta quarta-feira (7) ao Senado traduz-se num fato "talvez mais importante que a presença da ministra Dilma Rousseff", da Casa Civil, que, naquele mesmo instante, participava de um debate na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI).

- Só tenho palavras de elogio para a comissão, pela iniciativa de trazê-lo aqui, com seus pais, professores, sua família e o prefeito de Várzea Alegre [CE], para dizer que ele é realmente o melhor. Ele é o cara. Você é impressionante, Ricardo. O seu Joaquim Oliveira da Silva, que é seu pai, que construiu um pequeno carrinho de mão para levá-lo à escola, sua mãe, Francisca Antonia da Conceição, que cuidou da sua alfabetização, fez tudo para que você aprendesse o que você aprendeu... Vocês são todos figuras exemplares. E eu só tenho palavras de elogios para vocês - completou Garibaldi.

Teresa Cardoso / Agência Senado

Nenhum comentário: