sexta-feira, 2 de maio de 2008

Fronteiras do RN com PB e CE podem passar a contar com barreiras policias fixas

Alto Oeste/Serido – O estado do Rio Grande do Norte deverá ganhar barreiras policiais nas principais vias de divisa com o Ceará e a Paraíba.

A proposta parte do líder da base governista na Assembléia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho (PSB), que cobra da governadora Wilma de Faria (PSB) e da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social a instalação de uma política de atenção especial às fronteiras do Rio Grande do Norte.

Atualmente vias importantes como a BR-405 e estradas estaduais que levam aos estados do Ceará e Paraíba se mantêm sem qualquer ação especial destinada ao combate do crime organizado.

Quadrilhas atuam com fortes esquemas para o favorecimento ao tráfico de drogas com o uso de armas, circulação livre de fugitivos desses estados no território potiguar. O parlamentar acredita que é preciso uma maior fiscalização para ajudar a diminuir até mesmo os índices de violência.

"As portas do nosso Rio Grande do Norte estão abertas, não adianta gastar com equipamentos para a polícia se não impedirmos as drogas, armas e os bandidos de outros estados de entrarem livremente nas cidades do interior do nosso RN", alerta Gustavo.

Diante da necessidade de intensificar a fiscalização a idéia se volta para a criação em regime de urgência de Bases Fixas de Policiamento nas rodovias estaduais do Rio Grande do Norte que fazem fronteiras com os estados do Ceará e Paraíba, através do Médio e Alto Oeste, Seridó e outras regiões do Estado.

Atualmente o Rio Grande do Norte acompanha um cenário de favorecimento que facilita a entrada de drogas e a circulação de quadrilhas organizadas e de fugitivos de outros estados que acabam se instalando em solo potiguar.

As bases devem ser construídas no Alto Oeste na fronteira de Luiz Gomes com Uiraúna, em Apodi, na divisa com o Vale do Jaguaribe, em Baraúna, na junção com Quixeré, e outros municípios da região do Seridó e Alto Oeste que mantêm ligações com a Paraíba.

Durante a sessão destinada à apreciação do projeto foi citada como exemplo uma proposta similar instalada nas rodovias da Paraíba que levam à capital do Estado e que vem dando certo.

Por:Márcio Morais (marciomorais@brisanet.com.br)

Nenhum comentário: