terça-feira, 4 de março de 2008

PROGRAMA CAFÉ COM O PRESIDENTE

Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Eu sou Luciano Seixas, e este é o Programa de Rádio do Presidente Lula. Alô Presidente. Como vai? Tudo bem?

Presidente: Tudo bem, Luciano.

Apresentador: Presidente, chegou ao Congresso Nacional a proposta de Reforma Tributária. Há muito tempo se diz que o Brasil precisa de um sistema mais moderno de arrecadação de impostos. Quais são as principais mudanças propostas pelo governo?

Presidente: Olha o que é importante é a forma com que o governo apresentou a sua proposta de política tributária. É uma proposta de política tributária acertada com os líderes de todos os partidos políticos, inclusive da oposição, acertada com os empresários brasileiros, acertada com os trabalhadores brasileiros. É uma proposta que, ela tem como objetivo simplificar a arrecadação, simplificar a forma das pessoas pagarem, e fazer com que os estados possam ter uma política tributária justa, para acabar com a guerra fiscal. Nós sabemos que a política tributária ela nunca vai atender os interesses específicos de cada segmento da sociedade, ou de cada pessoa. O dado concreto é que nós precisamos pensar no Brasil, ter uma política tributária correta para Brasil, justa para o Brasil, se porventura algum estado tiver algum prejuízo nós temos tempo de fazer um ajuste com politica de compensação, até esse estado encontrar o equilíbrio da arrecadação que ele precisa e seja justa para ele.

Apresentador: Agora , o Congresso Nacional precisa votar a Reforma. Será que isso acontece ainda este ano, Presidente?

Presidente: Essa proposta, eu espero que o Congresso Nacional vote ela este ano, para que a gente possa ter uma política tributária séria, uma política tributária justa, uma politica tributária que possa fazer justiça, para que o Brasil possa crescer mais, para que o Brasil possa distribuir mais renda, porque tributo também significa distribuição de renda neste país. E agora eu convoquei os empresários, convoquei os trabalhadores, para que junto com os líderes no Congresso Nacional, a gente convença as pessoas que é importante votar o mais rápido possivel essa política tributária. Até porque nós temos que apresentar logo, logo, a política industrial. A política industrial prevê também desoneração.

Apresentador: Pois é, Presidente, como é que a reforma tributária pode melhorar diretamente a vida do povo brasileiro?

Presidente: Olha, na medida em que a política tributária é justa significa que você vai cobrar menos imposto. Você vai então incentivar a produção, o surgimento das empresas, porque você não vai cobrar o investimento. Significa que vai gerar mais empregos, vai gerar mais salário, que vai gerar mais consumo, que vai gerar renda, mais emprego, mais salário, mais consumo. É essa a roda gigante de uma economia saudável como está a nossa e, é por isso que nós estamos fazendo a reforma tributária num momento importante do Brasil. Nós estamos tranqüilos do ponto de vista da economia e por isso nós podemos mandar essa proposta para o Congresso Nacional.

Apresentador: Presidente Lula agora, mudando de assunto, o senhor anunciou semana passada o programa Territórios da Cidadania, que prevê investimentos nas áreas mais pobres do país. O que vai ser feito?

Presidente: Luciano, nós escolhemos os municípios brasileiros com menor índice de desenvolvimento humano (IDH), os municípios mais pobres. Significa que nós vamos detectar os problemas nesse município e chegar com um conjunto de políticas de Estado naquele município: o bolsa família, o programa Luz para Todos, o crédito Pronaf ( Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), política de saúde, tratamento de água, tirar documento das pessoas, registrar identidade e carteira profissional, ou seja, é um conjunto de políticas que vai permitir que mais rapidamente a gente possa fazer essas pessoas conseguirem sua cidadania. Essa proposta do Território da Cidadania, e eu, nesses meus 30 anos de vida política tenho trabalho proposta, tenho conversado com movimento social, tenho viajado o mundo, eu não conheço nenhuma proposta com a magnitude do Território da Cidadania. Porque quando nós escolhemos os municípios nós não sabemos quem é o prefeito de cada município, o que nós sabemos é que aquela cidade tem um baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), significa que as pessoas são mais pobres que em outro lugar, tem menos escolas que em outro lugar, muitas vezes tem menos saúde que outro lugar, muitas vezes tem mais mortalidade infantil lá do que em outro lugar. Então, são as necessidades das pessoas que fazem com que o Território seja criado e aí envolve todos os partidos políticos. Nós queremos trabalhar com toda a sociedade. O Território da Cidadania vai ser controlado pelo governo federal, governo estadual e governos municipais, mas o que é mais importante é que a população também vai participar, porque serão formados os Conselhos Territoriais e a comunidade vai participar da discussão dos planos de desenvolvimento e também da agenda de ações junto com governo federal, governo estadual e governos municipais, portanto é um programa que eu acho extraordinário. É um programa que eu estou apostando muito, nós esse ano vamos organizar 60 Territórios, envolvendo quase mil municípios. Eu espero que, quando ele estiver todo implantado, a gente possa dizer, finalmente, que melhoramos a vida do povo mais pobre desse país.

Apresentador: Muito obrigada, presidente Lula e até a semana que vem.

Presidente: Obrigada você Luciano e até a próxima semana.

Apresentador: O Café com o Presidente volta na próxima segunda-feira. Até lá.

Nenhum comentário: