segunda-feira, 31 de março de 2008

Pau dos Ferros capacita mais de 2500 jovens na região

Pau dos Ferros - Objetivando incentivar a geração de trabalho e renda às famílias de baixa renda do município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar, a administração municipal nesses pouco mais de três anos, já conseguiu capacitar cerca de 2500 jovens com variados cursos de qualificação profissional.

Os cursos vêm sendo executados através da Secretaria da Juventude, Habitação e Assistência Social, comandada pela pedagoga Emilia Suzana, que recebe o respaldo da Casa das Famílias, que conta com uma excelente equipe de profissionais capacitados para atuar nessa área de capacitação e geração de renda.

O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rego - DEM, destaca que os cursos de geração de trabalho e renda são um meio de proporcionar a autonomia das famílias atendidas pela municipalidade com ações que acontecem de forma territorializada, atendendo à população nos bairros das zonas urbana e rural do município. "Buscar uma capacitação para os nossos jovens sempre foi uma das minhas propostas e sempre tenho empenhado esforços para cumprir esse importante trabalho, através desses cursos estamos melhorando a qualidade de vida de várias famílias que estão tendo acesso à renda e ao trabalho", destacou o prefeito Leonardo Rego.

Em Pau dos Ferros as famílias estão tendo a oportunidade de fazer cursos na área de beleza como manicura, escovista, depilação, bordado, informática, garçom, culinária, arranjo em flores, caixas artesanais, confecção de sabonetes, ponto de cruz, pintura em tecidos, parede e telas, macramé, química em cabelos, confecção de roupas, decoração em unhas, corte de cabelos, reciclagem de papéis, confecção de flores com meia de seda, biscuit, eletricista, dentre vários outros que têm garantido a oportunidade do primeiro emprego para vários jovens da cidade que até pouco tempo não tinha qualquer tipo de qualificação.

"O que chama a atenção é que no Alto Oeste são poucos os municípios que investem em qualificação da juventude, muitos gestores municipais preferem investir em obras de concreto e cimento e terminam esquecendo de trabalhar a capacitação dos jovens para poderem ter condições de enfrentar o disputado e cruel mercado de trabalho em uma região onde um emprego é disputado palmo a palmo por quem o procura", disse.

Nesse mês de março a Prefeitura de Pau dos Ferros capacitou mais de 100 jovens com os cursos de eletricista, corte e costura pintor de tecido e parede, confecção de peças íntima e com isso terão novas oportunidades de criarem os seus próprios negócios.

A entrega dos diplomas aconteceu em meados desta semana em solenidade que contou com a presença do prefeito Leonardo Rego, primeira-dama, Érika Rego, secretários e assessores da municipalidade, vereadores da bancada situacionista, empresários e a população em geral, que depois da diplomação participaram de um coquetel.

Com a conclusão destes cursos já totaliza mais de 70 (setenta) o número de cursos oferecidos à população, beneficiando (diretamente) cerca de 2500 famílias. "Este é o fruto de um trabalho sério e de políticas públicas voltadas, exclusivamente, para o bem comum e para as ações concretas, sustentáveis, definitivas. É a visão de futuro do prefeito Leonardo Rego que tem desenvolvido ações sempre buscando o melhor para o jovem pau-ferrense", comentou a secretária Emília Suzana.

Os cursos realizados pelo governo municipal pau-ferrense são oferecidos na própria comunidade e sem nenhum custo. O que termina sendo uma opção importante para quem tem poucos recursos e que deseja aprender uma profissão para garantir um sustento a mais na renda mensal.


Pólo regional de ensino superior

Alto Oeste - A profissionalização da camada jovem não só de Pau dos Ferros, mas de toda região do Alto Oeste, sempre foi uma preocupação do prefeito Leonardo Rego, que lutou de forma incansável para que o Alto Oeste fosse contemplado com uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) e pelo Núcleo da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) para atender à juventude com cursos de formação superior.

"A implantação dos núcleos do Cefet e Ufersa em Pau dos Ferros foi uma conquista do povo e principalmente da nossa juventude, que muito em breve não precisará se desloca até Mossoró ou Natal para ter a chance de ter um curso profissionalizante ou superior", comemora o prefeito Leonardo Rego.

A cidade de Pau dos Ferros será uma das primeiras cidades do Nordeste a passar a contar com uma unidade do Cefet, como também da Ufersa, que atendera a jovens de mais de 50 cidades da região. Quando estiverem em funcionamento, os núcleos do Cefet e Ufersa que se juntarão ao campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), o município de Pau dos Ferros, que já exerce a função de capital do Alto Oeste, se tornará um centro regional de ensino superior e o mais beneficiado com isso será o jovem, que terá várias opções para escolherem seus cursos e destinos profissionais.

De forma pacífica e com o desejo de ver revelado o sonho da implantação dos Núcleos do Cefet e Ufersa, as cidades consideradas pólos no Médio Oeste como Apodi e Pau dos Ferros no Alto Oeste travaram uma disputa sadia e democrática para sediar o Núcleo Avançado da Ufersa, mas a agilidade do prefeito Leonardo Rego e lideranças do município de Pau dos Ferros garantiram o importante benefício para a cidade e para a região do Alto Oeste. E hoje Apodi e Pau dos Ferros estão sendo contemplados com o Cefet e Ufersa.

As obras do Cefet de Pau dos Ferros já foram iniciadas e o local onde o centro funcionara será um prédio que foi edificado para funcionar o Terminal Rodoviário do município. Considerado como elefante branco, o terminal rodoviário foi uma obra que não foi concluída pela desastrosa administração passada e que estava sendo deteriorada pela ação do tempo.


FONTE:GAZETA DO OESTE 30-03

Nenhum comentário: