segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

PROGRAMA CAFÉ COM O PRESIDENTE

Presidente Lula quer aumentar os investimentos na Base brasileira na Antártica


Apresentador: Olá você, em todo Brasil, começa agora o programa de rádio do presidente Lula. Tudo bem, Presidente?


Presidente: Tudo bem, Luiz.


Apresentador: Presidente, eu estou em Brasília, aqui no estúdio da Radiobrás, e o senhor ainda está na Antártica, numa viagem nesse domingo. Qual a importância da Antártica, qual a importância desse continente para o Brasil? Presidente: Luiz, eu estou aqui na base chilena, acabei de chegar da base brasileira. Eu acredito que o papel do Brasil aqui na Antártica, com a sua Base, é um papel muito importante. Nós temos por volta de 40 pesquisadores que estão trabalhando nesse momento na Antártica. Temos o pessoal da Marinha que faz um trabalho extraordinário de manutenção da nossa Base. Eu acho que as pessoas não têm a dimensão da grandeza do continente Antártico e penso que nós vamos ter que trabalhar para melhorar a situação da Base brasileira, criar melhores condições para trazer mais pesquisadores, porque eu tenho consciência que o mundo precisa de muito mais informações sobre a Antártica do que tem hoje.


Apresentador: Presidente, o programa Antártico brasileiro foi criado em 1982. No ano passado, foram R$ 14,5 milhões de investimento. Em 2008, o Brasil vai continuar investindo aí na Estação Comandante Ferraz?


Presidente: O Brasil vai continuar investindo na Estação Comandante Ferraz. E vai continuar estimulando o pesquisador. Eu conversei com o ministro Sérgio Rezende, com o ministro Nelson Jobim e com o comandante da Marinha, para que a gente comece a pensar na aquisição de um navio laboratório para facilitar a vida dos pesquisadores brasileiros. E eu penso que todos nós estamos convencidos que a hora é agora, da gente aportar mais recursos para melhorar o nosso potencial de pesquisa, melhorar as condições da Base, para que mais cientistas brasileiros visitem a nossa Base como pesquisadores e aqui tentem explorar o seu conhecimento em benefício do povo brasileiro e da humanidade.


Apresentador: Você está ouvindo Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Esta semana, falamos sobre a viagem do presidente à Antártica. Presidente, o senhor gostou da viagem? É a primeira vez que o senhor está no continente Antártico. O que o senhor pode contar para os nossos ouvintes de novidade que o senhor viu por aí?


Presidente: Olha, é uma coisa extraordinária. Ou seja, é um continente de 14,5 milhões de quilômetros quadrados. Isso na época do verão. Na época do inverno isso ultrapassa 20 milhões de quilômetros quadrados. Só para você ter idéia, o Brasil tem 8,6 milhões de quilômetros quadrados. Você imagina que são quase duas vezes o tamanho do Brasil. É um continente extraordinário, é um continente praticamente inexplorado, ou seja, a exploração é muito recente, a do Brasil começou em 1983, a primeira viagem, do navio Barão de Tefé. Eu acho que o Brasil hoje tem uma participação, eu diria, muito ativa. Mas eu acho que ainda falta muito. E volto para o Brasil convencido que o Brasil precisa ajudar mais essa Base, colocar mais recursos para que a gente possa ter um navio próprio para pesquisa, com laboratório, trazer mais pesquisadores e explorar melhor. Porque o Brasil tem uma definição estratégica com relação a Antártica, ou seja, enquanto, por exemplo, o Chile tem como opção estratégica ter o território Antártico como um território chileno, o Brasil não tem essa intenção. O Brasil quer apenas explorar, pesquisar o continente Antártico. E isso, para nós, necessita mais investimentos. Ou seja, o Brasil já cresceu muito os investimentos, já melhorou as condições, mas nós precisamos melhorar muito mais. Agora, é um espetáculo o trabalho que o Brasil faz aqui, é muito importante, daí porque eu volto agradecendo o trabalho da Marinha, que é um trabalho exuberante; o trabalho da Aeronáutica, que é um trabalho extraordinário e sobretudo o trabalho dos nossos pesquisadores. Pessoas que se dispõem a ficar quatro, cinco, seis meses aqui, pessoas que já voltaram várias vezes e eu acho que é isso que está dando ao Brasil as condições de ter um avanço extraordinário na medição da temperatura, nos ventos, e eu acho que isso vai contribuir, contribuir para o Brasil e contribuir para o mundo. ,



Apresentador: Presidente, eu queria aproveitar a oportunidade e informar aos nossos ouvintes que eu estou deixando o programa para enfrentar um novo desafio profissional. E agradecer pela atenção e pelo carinho com que o senhor sempre me tratou, sempre tratou a equipe da Radiobrás nesses quase cinco anos de Café com o Presidente, obrigado.


Presidente: Me desculpe, agora vou chamar você de Lulinha e falar com os nossos ouvintes para dizer o seguinte: você sabe que eu fico torcendo para que você tenha toda a sorte do mundo. Agora, eu quero agradecer o profissionalismo, o carinho, a competência com que você trabalhou esse programa nesse período todo. Muito obrigado por tudo, Lulinha, boa sorte para você, que Deus te abençoe e que você tenha muita sorte, mas muita sorte nas tuas novas atividades.


Apresentador: Obrigado, presidente, pela simplicidade, pelo carinho e por todo o respeito também com que o senhor me tratou e toda a equipe da Radiobrás. A você, em todo o Brasil, um abraço, o Café com o Presidente volta na segunda-feira que vem.

Nenhum comentário: