segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Com quem será??

Acessando o Blog do Capote (link ao lado) li uma postagem com o título: QUEM A GOVERNADORA APOIARÁ EM PAU DOS FERROS???

A matéria – como o título já diz - falava sobre quem a governadora está propensa a apoiar na capital do alto oeste.

Com isso me veio a dúvida: QUEM A GOVERNADORA APOIARÁ EM PORTALEGRE?

Depois de muito refletir, cheguei a algumas possibilidades, as quais exponho agora com toda a humildade de um leigo no assunto.

Comecemos pelo prefeito e natural candidato a reeleição Euclides Pereira.

Dificilmente a governadora subirá no palanque do prefeito Euclides, não que ela não queria, pois sabe que Euclides é único capaz de arrastar uma multidão de 2.500 eleitores. O problema é que, os ideias políticos de Euclides não permitem. Prova disto foi o prefeito não aderir a governadora nos segundos turnos de 2002 e 2006, mesmo – segundo os olhos que sabem tudo - sofrendo pressão de alas do grupo para tal fim.


Vilma e seu partido em Portalegre

Procurando um nome dentro do partido da governadora encontramos o vereador Ribamar Ferreira, único no partido. Mas, dificilmente o vereador terá chances de receber apoio de Dona Vilma já que Ribamar não tem carisma suficiente para empolgar o povo, e para a governadora seria o mesmo que dá um tiro no próprio pé. No máximo, e depois de muita promessa, seu partido poderá compor a chama majoritária de algum candidato que se opor a Euclides

Vilma e Manoel de Freitas.

Uma das alternativas para a governadora seria Neto da EMATER sair candidato contra Euclides – possibilidade consideravelmente provável, uma vez que dificilmente Euclides abrirá mão de ir para a reeleição e Neto, que quase não solta a prefeitura em 2004 sempre desejou voltar ao maior posto da cidade – a governadora terá ai um palanque para pedir votos em 2010.


Vilma e José Augusto

União impossível de ser efetivada, uma vez que o vereador José Augusto segue a cartilha do deputado Getúlio Rêgo que vem sendo uma das pedras no sapato da governadora. Também porque o vereador trabalha para a manutenção de seu posto de vereador, e já declarou seu apoio a reeleição de Euclides.


Se só houver um candidato em outubro – Euclides, no caso – a governadora irá mesmo é passar longe de Portalegre.

Bom.... Mas porque a governadora viria a Portalegre, já que a cidade não tem um alto eleitorado e nas duas campanhas ao governo sofreu aqui grandes derrotas?

Primeiro, a governadora precisa de votos para conseguir chegar ao senado em 2010 e Portalegre poderá lhe ajudar, pois todo voto será importante numa campanha em que ela terá Garibaldi e José Agripino como adversários. Vale lembrar que em 2006 Rosalba ganhou a cadeira no congresso com apenas 15 mil votos de vantagem. situação que não será toa diferente em 2010, caso os três líderes potiguares estejam na briga por duas vagas no senado.

Nenhum comentário: