segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Veja a íntegra do Café com o Presidente




Brasília - Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Começa agora o programa de rádio do presidente Lula. Eu sou Luciano Seixas e hoje eu estou aqui conversando com o presidente. Presidente, é um prazer estar aqui com o senhor. Tudo bem?






Presidente: Tudo bem, Luciano. Muito bem.





Apresentador: Presidente, hoje o senhor vai visitar dois países, começa uma viagem visitando dois países: Guatemala e Cuba. O que está previsto para essas viagens?





Presidente: Primeiro na Guatemala, eu fui o primeiro presidente do Brasil a visitar a Guatemala em 2005 e segundo, o Brasil tem uma estratégia de aproximação com os países da América Central e da América Latina porque nós pretendemos fazer com que o Brasil contribua com o desenvolvimento daqueles países, aumente a nossa balança comercial com eles para que nós possamos, produzindo em alguns países da América Central, fazer com que alguns produtos brasileiros cheguem aos Estados Unidos numa situação, eu diria melhor, sem taxação de impostos como é hoje. Nós temos trabalhado com muito afinco, eu tenho pessoalmente me dedicado a conversar com os presidentes dos países da América Central e a posse do presidente Álvaro Colón é um momento importante da Guatemala porque ele é um homem progressista, um homem que tem compromissos sociais, já demonstrou interesse em aprender as políticas sociais brasileiras e por isso eu vou à Guatemala.




Apresentador: Perfeito. E Cuba, presidente?




Presidente: Em Cuba, eu vou assinar uma série de acordos com os cubanos. O Brasil tem interesse em ajudar os cubanos a descobrir se tem petróleo em águas profundas em Cuba, até porque Cuba está muito próximo do Golfo do México. Nós temos interesse em ajudar os cubanos a construir uma fábrica de lubrificantes. Vamos assinar acordos para a construção de estradas, na área de saúde tem muitos acordos, tanto para reconhecer os médicos brasileiros que se formam em Cuba quanto para ajudar a construir laboratórios em Cuba. É uma viagem que eu vou fazer com muito interesse porque acho que tudo que o Brasil puder fazer para ajudar os países da América Central e do Caribe nós temos de fazer.




Apresentador: Presidente, aproveitando que estamos falando de assuntos internacionais, depois de muita expectativa, foram libertadas duas pessoas sequestradas pelas Farc, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Qual é o significado de uma ação humanitária como essa?



Presidente: Eu acredito que é uma coisa extremamente importante o que aconteceu. Na medida em que as Farc se dispõem a libertar dois reféns, ela está dando um sinal de que é possível libertar mais. Portanto, o apelo que eu faço é que o governo colombiano e o meu amigo, o presidente Uribe, mais os dirigentes das Farc se coloquem de acordo para que se possa libertar mais pessoas que estão seqüestradas, alguns há cinco anos, quatro anos, seis anos. Eu acho que é uma questão humanitária e o Brasil continuará contribuindo para que mais seqüestrados sejam libertados.


Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Presidente, mudando um pouco de assunto, na semana passada foram anunciadas medidas para garantir a normalidade do abastecimento de energia. A dúvida é a seguinte: a população brasileira corre algum risco de ter racionamento de energia de novo?



Presidente: Nenhum risco. Nenhum risco. Ou seja, a questão energética vive de boatos, ou seja, todo dia tem boatos de que vai acontecer isso, vai acontecer aquilo. O dado concreto é que o Brasil está seguro de que não haverá apagão e de que não faltará energia para dar sustentabilidade ao crescimento que nós queremos ter no Brasil. Eu tive uma reunião com todo o setor energético brasileiro, conversei com a Petrobras. Ou seja, nós iremos fazer todo esforço necessário para não faltar energia. Eu lembro que quando aconteceu o problema do gás no Rio de Janeiro se criou uma celeuma, tinha até uma reportagem que mostrava um cidadão empurrando o carro, ou seja, quando, na verdade, ele deveria ter ido no posto, ter colocado gasolina, ter colocado álcool. Ou seja, o gás, a preferência dele, é para gerar energia elétrica. Se tiver sobrando gás, nós poderemos atender os carros, poderemos atender as empresas, mas é importante definir que a prioridade é servir, é produzir energia para atender aos interesses da sociedade brasileira. Eu estou convencido de que todas as medidas que estamos tomando, seja o Ministério de Minas e Energia, seja a ONS [o Operador Nacional do Sistema}, seja a Petrobras, todos eles estão garantindo que não faltará energia em 2008. Nós estamos preparados para 2009, preparados para 2010. E com o começo da construção da hidrelétrica do Rio Madeira agora, nós estamos seguros de que não faltará energia no Brasil por um bom tempo.



Apresentador: Obrigado presidente Lula, até a próxima.




Presidente: Obrigado Luciano e até a próxima segunda-feira.






Apresentador: O Café com o Presidente volta segunda que vem. Um abraço a você em todo o país.

Nenhum comentário: