segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

PROGRAMA CAFÉ COM O PRESIDENTE

O Carnaval está chegando e o presidente Lula pede a todos que curtam a festa com responsabilidade

Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Começa, agora, o programa de rádio do presidente Lula. Tudo bem, presidente?


Presidente: Tudo bem, Luiz.


Apresentador: Presidente, no dia 22 deste mês, o Programa de Aceleração do Crescimento - o PAC - completou um ano. Deu para fazer muito do que era esperado, ou o resultado não foi satisfatório ainda?


Presidente: Oh, Luiz. O que está acontecendo agora, dentro da nossa previsão, e eu acho que foi uma determinação acertada. Agora, no mês de março e no mês de abril, quase todas as obras que já foram contratadas, o dinheiro foi empenhado, vão começar a gerar benefício para a população, vão começar a gerar empregos e vai começar a acontecer exatamente aquilo que a gente queria que acontecesse. Eu estou convencido que este ano nós vamos transformar as regiões metropolitanas e muitas outras cidades brasileiras, eu diria, num canteiro de obras, gerando os empregos que nós precisamos gerar, e gerando a distribuição de renda que tanto nós queremos que aconteça no Brasil.


Apresentador: Por falar nisso, presidente, o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] divulgou, na semana passada, uma pesquisa que trás um retrato do desemprego no país. O que que os dados mostram?


Presidente: Luiz, os dados mostram que aconteceu exatamente aquilo que todas as pessoas de bom senso no Brasil estavam esperando que acontecesse. Que a economia crescesse. Ela crescendo, ela geraria empregos. Gerando empregos, ela melhoria a renda das pessoas. Lamentavelmente no Brasil, nós temos um setor muito minoritário que passa dias, semanas e meses torcendo para que as coisas não dêem certo no Brasil. Ou seja, acontece que as coisas estão dando certo no Brasil, porque a vontade do povo brasileiro, a vontade dos empresários brasileiros e o acerto das coisas que estamos fazendo juntos está provando que o Brasil, bem administrado, pode dar certo. Nós estamos fazendo aquilo que todo governante deveria ter feito. E eu trabalho com a perspectiva de que a gente tenha um longo período de crescimento econômico no Brasil para que a gente apague os 26 anos de baixo crescimento que nós tivemos no Brasil. Então, o emprego está crescendo bem, o rendimento médio do trabalhador cresceu 7,7%, o percentual de pessoas ocupadas com carteira assinada passou de 39,7 em 2003 para 42, 4 em 2007. As taxas de desocupação também tiveram uma queda extraordinária, chegando a 7,4 em dezembro de 2007. Foi a menor. Agora, eu não estou satisfeito com isso, Luiz. Eu quero mais. Nós temos condição de produzir mais. É por isso, que este ano nós vamos começar, já no final de março, a terraplanagem da Copperj [Companhia do Polo Petroquímico do Rio de Janeiro] no Rio de Janeiro, que é o maior polo petroquímico que vamos ter no Brasil. A refinaria de Pernambuco já está em terraplanagem, os estaleiros já estão sendo construídos, os navios estão sendo construídos, a ferrovia Norte/Sul está andando a todo vapor, a ferrovia Transnordestina nós agora fizemos convênio com os três governadores dos estados beneficiados. Vai andar rapidamente. Então, eu estou convencido que as coisas estão bem arrumadas. Agora, é só a gente continuar fazendo as coisas certas que o Brasil vai dar um salto de qualidade, os empregos vão acontecer, os salários vão acontecer. Afinal de contas, é para isso que nós brigamos tanto para chegar à presidência da República. Eu acho que o Congresso Nacional também quer isso. Eu acho que a sociedade deseja isso. Os trabalhadores reivindicam isso há décadas. E eu penso que a oposição precisa começar a compreender que é importante ela também começar a torcer para que as coisas boas aconteçam no Brasil.


Apresentador: Esse é o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Presidente, o Carnaval está chegando e muita gente aproveita o feriado para viajar. Mesmo sendo um momento para relaxar e curtir, é preciso muita atenção e cuidado. Não é isso mesmo?


Presidente: Luiz, eu acho que a Medida Provisória que eu assinei, proibindo bebida alcoólica nas estradas, era uma coisa que era precisa ser feita. Faz mais de um ano que isso está sendo discutido dentro do governo, e nós chegamos à conclusão de que se algumas pessoas não agem com responsabilidade, o governo precisa de ir com responsabilidade e criar mais dificuldades. Não é normal, não é justo e não é compreensível que alguém coloque sua mulher dentro do carro e seus filhos dentro do carro e tome alguma bebida alcoólica. Ora, todo mundo sabe e já está provado cientificamente que qualquer dose de bebida pode mexer com a capacidade de dirigir de um motorista, e a Polícia Rodoviária Federal vai fazer a maior operação já feita na sua história.


Apresentador: Agora, presidente, eu já tirei uns dias de férias. Semana que vem nós não teremos o nosso programa porque o senhor também vai estar descansando. É isso mesmo?


Presidente: Luiz, eu pretendo viajar no sábado e passar o Carnaval fora.


Apresentador: Então, presidente, boas férias para o senhor e até o dia 11 de fevereiro.


Presidente: Luiz, eu não queria me despedir sem pedir ao povo brasileiro que gosta de Carnaval que muito cuidado. Eu acho que todo mundo tem o direito de brincar, de se divertir, mas é importante lembrar que a semana seguinte todos nós temos que trabalhar e cuidar das nossas famílias. Portanto, vamos nos divertir com responsabilidade. Ninguém precisa beber, ninguém precisa fazer nada que não seja normal pra se divertir. Boa sorte a todo povo brasileiro que gosta de Carnaval e vai pular Carnaval.


Apresentador: Então é isso, você, em todo o país, lembrando que na próxima segunda-feira não teremos Café com o Presidente. Voltamos no dia 11 de fevereiro. Um abraço para você, um bom Carnaval e até lá.

Nenhum comentário: