sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Política em Portalegre, várias incógnitas

Não é mais segredo pra ninguém que o bloco que ganhou a eleição em 2004 em Portalegre fará uma pesquisa para escolher entre Euclides e Neto o candidato deste ano. Não é mais segredo que não tem quem ganhe de Euclides em qualquer pesquisa feita agora. Também não é segredo pra ninguém que, se tudo continuar como está o vereador José Augusto deve apoiar a candidatura de Euclides, uma vez que a união dos dois tem trazido explícitas vantagens para a cidade. Outra certeza é que a campanha de 2008 nos mostrará que se houver intransigência e radicalismo político alguns certamente sairão feridos e dificilmente se recuperarão a curto prazo.

O que ninguém sabe é:

1º Como reagirá o ex-prefeito Neto se não encontrar espaço no bloco para ser candidato a prefeito? Acompanhará Euclides mesmo assim e procurará galgar a vaga de vice, coisa que ele não aceitou em 1996? Seguirá sozinho e enfrentará Euclides e José Augusto certamente juntos? Deixará Euclides e procurará abrigo nos braços do Democratas e/ou dos Psebistas sem certeza de apoio?

2º Como Euclides irá se articular quando a pesquisa certamente o mostrar em vantagem? Em relação a Neto; Será que o prefeito procurará acalmar os ânimos dos mais desgostosos com Neto e aglutinar forças dando a vaga de vice ao ex- prefeito? Não agüentará a pressão e escantiará Neto e dará a vaga de vice ao bloco de José Augusto formando uma coligação que está na boca do povo desde a campanha estadual de 2006? Deixará os dois (Neto e José Augusto) esperando sentados e seguirá com seu bloco para o embate de 05 de outubro, uma vez que sua administração vem sendo muito bem avaliada e que hoje grandes nomes irão com ele pra onde ele for?

3º Onde o PSB encontrará abrigo? Já que seu presidente, Ribamar de Lima não é bem vindo nem no PMDB, de onde já saiu e muito menos nos DEMOCRATAS, onde só fez desafetos. Será que Ribamar encontrará apoio estadual e será candidato a prefeito mesmo não tendo força politica que o faça caminhar sozinho? Há quem diga que nem a vereador será. Para os analistas de plantão, a única salvação da sigla seria, caaaaaaso Neto se separe de Euclides, o acolher, mas isso é oooooooooutra história e dependeria de vários outros - até agora - supostos acontecementos.

4º As três forças políticas de Portalegre(Neto,José Augusto e Euclides) já sabem o que fazer diante de todo esse quadro? O que cada um tem em mente? O que já está acordado? Por enquanto tudo são congecturas e nada está, à primeira vista, definido. Para nós, simples mortais, só resta esperar e em 05 de outubro escolher o que pensamos ser melhor para nossa cidade.

Nenhum comentário: