domingo, 27 de janeiro de 2008

FRONTAL E DIRETO

É caro o preço que se paga para ser livre. Sempre gostei de pensar pela minha cabeça e de ter as minhas opiniões. Naturalmente não sou o centro do mundo e este não gira à minha volta (felizmente, senão girava muito pouco) e naturalmente nem sempre tenho razão. Mas, como só os burros não mudam, quando vejo que não tenho razão facilmente mudo, pois só assim se pode evoluir. O certo é que sempre dei a cara pelas minhas idéias e opiniões, por isso sinto e sei o quanto custa e qual o preço que se paga para exprimir publicamente aquilo que se pensa, sobretudo quando isso não está em sintonia com a ortodoxia ou com o politicamente correto. Se disser isto acontece aquilo, logo para atingir algo devo dizer uma coisa bem diferente daquilo que penso. Sempre me recusei a enveredar por este caminho do politicamente correto e sempre preferi ser politicamente verdadeiro, mas esta opção de ser livre tem naturalmente o seu preço, bem caro por sinal. A sociedade civil é frágil e dependente dos poderes instituídos sejam eles o Estado, a Câmara, a religião, o partido, o patrão, o Judiciário ou outros poderes sejam eles quais forem que deixam o espírito de liberdade sistematicamente condicionado por um calculismo permanente. Essa não será seguramente a minha postura. Digo o que penso com verdade e frontalidade, naturalmente com respeito. Não seria capaz de viver isolado da sociedade, e sei que tenho que viver e conviver respeitando os outros, as suas opiniões e a sua forma de estar. Os outros terão o dever de me respeitar. Nem sempre é isso que acontece. Quando não se segue no caminho do rebanho e não se ouve a voz do pastor geralmente pagamos a fatura. Não sei por onde vou, mas sei por qual caminho não vou, por isso convicto de que quero ser livre, vou continuar a querer pensar pela minha cabeça, a ter as minhas opiniões, a ser frontal e direto custe o que custar. Mas, todos os que ousam trilhar este caminho, geralmente acabam arredados e afastados. Prefiro continuar assim, mas não me peçam para ser hipócrita e covarde.



DO JORNAL O MOSSOROENSE - COLUNA DE PAU DOS FERROS

Nenhum comentário: