sexta-feira, 31 de agosto de 2007


“Para o PFL era uma questão de sobrevivência”

Foi com essa frase que o deputado Getúlio Rego

Respondeu a pergunta que não quer calar: Porque o PFL e coligou com o PMDB para as eleições do ano passado.

O desabafo foi dado em uma entrevista ao Jornal do Dia, na TV Ponta Negra. Na oportunidade o deputado portalegrensse ainda falou sobre uma possível união com a governadora Wilma, dizendo não haver possibilidade para tal união, apesar dos traumas ocorridos no interior do estado com a união do então PFL e do PMDB.

Getúlio também se mostrou confiante com a continuação da aliança do atual DEM com o partido do senador Garibaldi Alves para a campanha de 2008.

Assim seja!!!!!!!
Portalegre na mídia
O Mossoroense 31-08-07

Decisão de juiz em Portalegre pode abrir precedente para MP acabar com nepotismo

A decisão do juiz da Comarca de Portalegre, André Melo Gomes Pereira, de conceder liminar determinando a exoneração de parentes de agentes públicos que ocupavam cargos em comissão na prefeitura de Taboleiro Grande e nas Câmaras Municipais de Portalegre e Riacho da Cruz. A medida poderá abrir um precedente para que o mesmo ocorra em Mossoró onde há uma mobilização da sociedade em combater o nepotismo. A Promotoria do Patrimônio Público pretendia entrar com ação civil pública nestes mesmos moldes, mas foi inibida por resolução do Tribunal de Justiça do Estado que exigia a necessidade de uma lei acabando com o nepotismo para poder se manifestar sobre o assunto.

Dr. André Pereira foi o primeiro magistrado do Rio Grande do Norte a decidir favoravelmente ao combate ao nepotismo em três ações civis ajuizadas pelo Ministério Público Estadual.
O juiz de Direito determinou na ação civil pública n° 150.07.000264-8 que a prefeita de Taboleiro Grande, Maria Miriam Pinheiro de Paiva, proceda a exoneração da secretária municipal de Administração, Darcilene Pinheiro de Paiva Suassuna, sobrinha da chefe do Executivo.

Na ação de n° 150.07. 000058-0, o magistrado determina que o presidente da Câmara Municipal de Riacho da Cruz, Cláudio Uberlane Sá, exonere dos cargos em comissão as pessoas de Solania Maria Pinto e Maria Luciene Gomes de Paiva, que guardam ligação direta com o parentesco que possuem com vereadores do município.

Na terceira ação civil pública, o processo de n° 150.07. 000263-0, o juiz André Melo Gomes Pereira determina que o presidente da Câmara Municipal, Ecimar Pereira Carlos, exonere do cargo em comissão Maria José de Freitas Oliveira devido a vínculo conjugal com o vereador Francisco de Assis Oliveira, que já foi presidente daquela Casa e atualmente é o primeiro-secretário da Câmara Municipal de Portalegre.

Juiz se baseou nos princípios da moralidade e da impessoalidade

Para conceder liminar favorável em três ações civis públicas ajuizadas pelo Ministério Público na tentativa de combater o nepotismo, o juiz André Melo Gomes Pereira se utilizou de várias citações em sua fundamentação.

O magistrado reconhece a força normativa dos princípios constitucionais da administração pública e considera que não se afigura razoável que um juiz negue aplicação a princípios constitucionais, como o da moralidade e o da impessoalidade, recorrendo ao argumento de que seria necessária uma regulamentação legal para proibir a nomeação de parentes por consangüinidade ou por afinidade.

"Nas discussões recentes sobre nepotismo, tem-se defendido que a regulamentação sobre a matéria realizada pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ só seria aplicável ao Poder Judiciário em razão das próprias atribuições constitucionais do CNJ. Tal argumentação apresenta-se coerente. Realmente, as Resoluções do CNJ, a quem o Supremo Tribunal Federal reconheceu poder normativo primário, só se aplicam ao Poder Judiciário. Contudo, a vedação ao nepotismo é extraída diretamente da interpretação da Constituição. Por outro lado, é preciso observar que, na história republicana brasileira, a Resolução n° 07 do CNJ é a melhor interpretação já realizada de forma normativa do princípio da moralidade administrativa, da impessoalidade e da eficiência em face do nepotismo", ressalta na decisão.



Relaxe, pois,
O máximo que pode acontecer é você ir para a FINECAP


E como você vai terminar pode indo mesmo, deixo aqui a programação:

31/08 - SEXTA-FEIRA: GAROTÕES DO FORRÓ - MOBRAL


01/09 - SÁBADO: SIRANO E SIRINO - THÁBATA MENDES - BANDA LINDERSOM

02/09 - DOMINGO: FORRÓ DOS PLAYS - FERRO NA BONECA


03/09 - SEGUNDA-FEIRA: CAVALEIROS DO FORRÓ - SAIA RODADA
Por que é costume dar cachaça para o santo?



O ar de sobriedade que adotam os apreciadores da cachaça antes de beber parece até contraditório. Antes de tomar, é obrigatório despejar um pouco da bebida no chão e anunciar: "pro santo". Mas a contradição se desfaz quando se investiga a fundo a origem dessa tradição tão brasileira.

"O gesto de jogar um pouco da bebida no chão, antes de beber, nasceu num ritual chamado Libação, criado por gregos e romanos, e consistia em uma oferenda aos deuses para que eles provessem os lares de felicidade, harmonia e fartura", explica o jornalista Edson Borges, autor de uma vasta pesquisa sobre a relação entre a cachaça e as religiões.

Borges conta que a oferenda passou a ser praticada no Brasil graças à influência dos colonizadores portugueses. "No século XVII, eles chegaram ao Recôncavo Baiano, juntamente com os jesuítas, que acabaram por dominar o cultivo da cana-de-açúcar. Além de produzir o açúcar, inventaram a aguardente."

A bebida teve o consumo imposto aos escravos, para combater o frio nos canaviais, durante o inverno, e até como estimulante para os negros considerados pouco produtivos, ou ainda quando adoeciam.

"Com essa imposição de consumo da cachaça pelos negros, os portugueses também impuseram São Benedito, filho de um escravo, como padroeiro da aguardente, fazendo nascer daí uma relação bem mais ampla dos negros com o santo siciliano, a ponto de surgirem irmandades na Bahia", explica o jornalista e pesquisador.

Além da ligação com a religião católica, a aguardente também passou a ser usada em oferendas nas religiões de matrizes africanas, principalmente no candomblé. A finalidade era semelhante à da Libação: pedir proteção aos Orixás.

Essa identidade cultural e religiosa da aguardente gerou todo um folclore em torno da bebida. Há orações para bebedores, apelidos (como "urina de santo", "aquela que matou o guarda", "água que passarinho não bebe") e rituais, como o de fazer a cara feia, depois de beber a cachaça. "Para espantar o diabo", ensina Borges.
Subindo

Casa da poupa de Portalegre
Já começaram as obras da casa da poupa da cidade de Portalegre.

Localizada ao lado da fábrica de suco, em frente à Praça do Caju, a casa da poupa está sendo construída pela construtora RCC, que tem seus funcionários todos aqui de Portalegre, o que trás cerca de 15 empregos diretos para nossa cidade. Orçada em cerca de 60 mil reais a obra deve ficar pronta em dois messes. Seu funcionamento está condicionado às safras das frutas típicas da serra

Descendo (de novo) - agora sem culpa

Nilton Figueiredo: infarto e cirurgia

Três vezes prefeito de Pau dos Ferros e atual secretário de Esporte e Lazer de Natal, Nilton Figueiredo, foi submetido na manhã de ontem a um cateterismo e a uma angioplastia para corrigir problemas cardiovasculares. O pré-candidato apoiado pelo governo às eleições de 2008 em Pau dos Ferros .secretário está na UTI do Natal Hospital Center. E lá ficará até a semana que vem quando será submetido a uma nova cirurgia para desobstruir outra veia.
Hoje, dia 31 de agosto é dia,


Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.

Dia Nacional do Outdoor e

Dia Nacional do Nutricionista
Aconteceu em um 31 de agosto

31 de Agosto - Transferência da capital do Vice-Reino do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763

31 de agosto - Morte do advogado e político José Júlio de Albuquerque Barros, o Barão de sobral, em Sobral, CE, em 1893

31 de Agosto - Nascimento da cantora e atriz Emilinha Borba (Emília Savana de Souza Costa), no Rio de Janeiro, RJ, em 1923
Charge do dia




Votação de processo contra Renan será aberta


Brasília - A união das bancadas de PSDB, PT e DEM garantiu uma votação de 10 a 5 no Conselho de Ética em favor do recurso do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) exigindo votação aberta dos relatórios contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).
O presidente do conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), havia decidido pela votação secreta. Demóstenes apresentou recurso, que foi colocado em votação no conselho. Quintanilha decidiu conceder vista coletiva para os relatórios sobre Renan até a próxima quarta-feira (5).
Dois dos três relatores do Conselho de Ética aceitaram as denúncias do P-SOL contra Renan. Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS) avaliam que o presidente do Senado quebrou o decoro parlamentar em, pelo menos, oito aspectos. Almeida Lima (PMDB-SE) defende o arquivamento do processo.
O processo no Conselho de Ética foi aberto a pedido do P-SOL para apurar a denúncia de que o lobista Cláudio Gontijo, da Construtora Mendes Junior, havia pago despesas pessoais de Renan Calheiros
José Dirceu diz que imprensa interferiu na decisão do STF


Brasília - O ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, afirmou hoje (30) que o julgamento do Supremo Tribunal Federal, que decidiu pela abertura de ação penal contra 40 acusados de envolvimento no esquema do mensalão, “está sob suspeição” porque houve “interferência brutal” da mídia na decisão do tribunal.

“A publicação dos e-mails evidentemente é uma interferência brutal no julgamento”, disse, em referência a reportagem do jornal O Globo que revelou o conteúdo de mensagens trocadas por computador entre os ministros Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, durante o julgamento. O diálogo mostrava que eles discutiam pontos do mérito da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal.

Em entrevista coletiva à imprensa em São Paulo, Dirceu também comentou reportagem publicada hoje (30) no jornal Folha de S.Paulo, segundo a qual o ministro Ricardo Lewandowski disse, em uma conversa telefônica, que o STF "votou com a faca no pescoço" e que "a imprensa acuou o Supremo" para decidir pela abertura de ação penal no caso do mensalão.
“Se isso é normal, estou vivendo em um 'teatro do absurdo'. No mínimo, o julgamento está sob suspeição. Estou entre perplexo, estupefato e quase entrando em pânico”, afirmou o ex-ministro.

Os dois episódios, acrescentou, não podem “passar em branco”. Ele defendeu que cabe à sociedade cobrar uma posição do STF: “Quem me garante que eu vou ser julgado daqui a dois anos de uma forma absolutamente dentro da lei e da Constituição?”.

José Dirceu informou que não pretende questionar judicialmente a decisão do STF e que seu advogado, “no tempo certo” , responderá a cada uma das denúncias. E negou ter cometido os crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, por que foi acusado. “Não roubei, não deixei roubar, não cometi nenhuma ilegalidade no governo. Da minha parte, como ministro, como liderança do PT, jamais participei de qualquer reunião ou fui informado da existência de mensalão”, disse.
Estadão e José Nêummane Pinto condenados a indenizar Paulo Maluf

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou O Estado de S. Paulo e o jornalista José Nêummane Pinto a indenizar o ex-prefeito de São Paulo e deputado federal (PP-SP) Paulo Maluf em cem salários mínimos por dano moral. No artigo “Viva o Voto”, publicado no jornal em 2000, Nêummane escreve que “o voto direto não tenha livrado o Brasil de pragas como Maluf” e que “hoje a possibilidade mais concreta de Maluf e sua escola virem a ser castigados por malfeitorias em território nacional está nas mãos do FBI”.

O parlamentar considerou o texto “um compêndio de enojantes insinuações e aleivosidades”, que motivou o processo. Condenado na primeira instância, Maluf apelou na Oitava Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo, que considerou que o político foi “achincalhado” no artigo e lhe deu ganho de causa. O recurso especial no STJ não foi aceito.
RN inscreve 130 maravilhas


A População do Rio Grande do Norte aprovou de fato a campanha para escolha das Sete Maravilhas do RN promovida pelo Diário de Natal/O Poti. Centenas de e-mais foram enviados para o endereço eletrônico setemaravilhas@diariodenatal.com.br com a indicação das candidatas. Até o presente momento 130 maravilhas foram sugeridas. As belezas naturais foram as mais lembradas pela população, informou a editora do DN Online Marline Negreiros. ‘‘Avaliando as indicações dos internautas observamos que as belezas naturais se destacaram. Tem indicação de todo Estado, o que revela a aceitação da campanha pelos norte-rio-grandenses’’, comentou ela.


Entre as indicações lugares desconhecidos por muitos, mas que depois da campanha passarão a ser conhecimento por todo RN. Dentre eles o Serrote das Panelas em Caicó, os Sítios Arqueológicos de Santana do Matos, o Baobá dos Poetas em Natal, o Cavalo desenhado por Leonardo da Vince em Parnamirim, a Mina Brejuí em Currais Novos, o Cemitério das Areias em São Fernando, a Serra do Cuó em Campo Grande e o Castelo do Igodé em Caicó.


Ainda dá tempo de votar na campanha para as Sete maravilhas do RN. Os interessados podem fazê-lo através do endereço eletrônico setemaravilhas@diariodenatal.com.br. A votação está apenas na primeira fases. Na segunda etapa da eleição, todas as sugestões recebidas farão parte da lista que será disponibilizada no site especial, criado exclusivamente para a votação. A escolha das Sete Maravilhas do Rio Grande do Norte contemplará tanto obras da natureza, quanto feitas pelo homem. A campanha será em moldes similares à votação internacional que definiu as Sete Novas Maravilhas do Mundo, entre as quais o Cristo Redentor, que ficou em terceiro lugar graças à participação e à mobilização do povo brasileiro. Luciana TitoDa equipe do Diário de Natal

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Juiz julga nepotismo em Portalegre

O trabalho intensivo realizado pelo Juiz de Direito da comarca de Portalegre, André Melo Gomes nos últimos messes, com a intensão de zerar os processos que tramitam na comarca tem surtido efeito nas administrações executivas e legislativas municipais de três cidades que compõe a comarca - Portalegre, Riacho da Cruz e Taboleiro Grande.

Aqui em Portalegre o Juiz determinou que presidente da Câmara Municipal, Ecimar Pereira, exonere a funcionária comissionada Maria José de Freitas pelo vínculo conjugal da mesma com o ex-presidente e atual primeiro secretário, o vereador Francisco de Assis Oliveira. A determinação do juiz é fruto de uma ação civil pública vinda do Ministério Público Estadual.

Na cidade de riacho da Cruz a ordem de exoneração também afeta o legislativo. Lá é pedida a exoneração de duas funcionarias também da câmara. Em Taboleiro Grande a ordem de exoneração afeta a executivo. O juiz ordena que a prefeita Maria Miriam afaste do cargo sua sobrinha e secretaria municipal de Administração, Darcilene Pinheiro de Paiva Suassuna. Nestas duas cidades as ordens de exoneração também foram frutos e pedidos do Ministério Publico Estadual.

Pelo andar da carruagem, em pouco tempo mais ordens de exonerações virão tanto para o legislativo quanto para o executivo, pois não são poucos os familiares de chefes políticos que nestas cidades que usam a máquina pública para como casa da mãe Joana.
Charge do dia



Portalegre na mídia
Luciana Tito Da equipe do Diário de Natal

Portalegre vai de Fonte da Bica

Assim como outros municípios do Rio Grande do Norte, Portalegre está mobilizada para colocar dentre as Sete Maravilhas do RN, belezas de sua cidade. A representante do município na campanha, a ‘‘Fonte da Bica’’, foi escolhida por unanimidade durante reunião do Conselho Municipal Turismo.

O local é um dos principais atrativos turísticos da cidade, e referência para os moradores, informou a secretária de turismo de Portalegre, Maria Aucely Costa.

De acordo com ela, a Fonte da Bica é formada por várias nascentes de água mineral pura e cristalina. Brotando naturalmente do solo, é referencial para nativos e visitantes como programas de lazer e relaxamento. Mantém ainda um pouco da vegetação nativa da Mata Atlântica, cuja formação peculiar é denominada de Brejo de Altitude, exemplar único nas Serras Potiguares.

Localizada a cerca de 400 metros do centro da Cidade, foi palco de um relevante fato que desencadeou na tradição lendária da índia Luíza Cantofa e sua neta Jandy. Reza a lenda que Cantofa foi assassinada no momento em que rezava o Ofício a Nossa Senhora, tendo Jandy presenciado a tudo, conseguiu escapar ilesa, não sendo mais encontrada. Em função disso contam que o local é mal assombrado. Os transeuntes que dali se aproximam ouvem rezar o Ofício de Nossa Senhora nas horas mortas da noite, e pela madrugada, ouve-se um som semelhante a voz de quem canta ou chora, dizem os nativos, ser a voz de Cantofa e o choro de Jandy.
Em 2003 foi instalado o Terminal Turístico da Bica. ‘‘O terminal é fruto de um projeto turístico sustentável que na sua íntegra procurou causar o mínimo impacto possível no local, no que diz respeito a preservação do ambiente natural e artificial existente. A Bica é motivo de orgulho, inspiração e referência para todos os portalegrenses e mesmo aqueles que daqui não são tornaram-se admiradores e simpatizantes, pois quem toma da água de portalegre não sai mais de dentro de si’’, destacou Costa.

Ainda dá tempo de cotar na campanha para as Sete maravilhas do RN. Os interessados podem fazê-lo através do endereço eletrônico setemaravilhas@diariodenatal.com.br. A votação está apenas na primeira fases. Na segunda etapa da eleição, todas as sugestões recebidas farão parte da lista que será disponibilizada no site especial, criado exclusivamente para a votação. A escolha das Sete Maravilhas do Rio Grande do Norte contemplará tanto obras da natureza, quanto feitas pelo homem.

A campanha será em moldes similares à votação internacional que definiu as Sete Novas Maravilhas do Mundo, entre as quais o Cristo Redentor, que ficou em terceiro lugar graças à participação e à mobilização do povo brasileiro.
Hoje, dia 30 de agosto é dia

Dia de Santos Félix e Adauto,

Dia de São Ficário, padroeiro do vendedor lojista e

Dia do Vendedor Lojista



Aconteceu em um dia 30 de agosto

30 de Agosto - O povo do Timor-Leste decide, em referendo, pela independência, em 1999


30 de Agosto - Nascimento de Anita Garibaldi (Ana Maria de Jesus Ribeiro), em Morrinhos, município de Laguna, SC, em 1821


30 de agosto - Morte do professor, orador sacro, poeta, biógrafo, prelado e arcebispo de Mariana, Dom. Silvério Gomes Pimenta, o Bispo Dom Silvério, em Mariana, MG, em 1922
Ninguém foi inocentado e ninguém foi culpado, diz Lula sobre julgamento no Supremo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o que ocorreu no Supremo Tribunal Federal, nesta semana, foi uma demonstração de que o Brasil e as instituições estão funcionando. Em entrevista à imprensa, ele disse que o julgamento dos acusados de envolvimento no chamado mensalão ocorreu dentro do que previa.

“O julgamento do Supremo, para mim, aconteceu dentro daquilo que eu previa que acontecesse num país democrático, com instituições sólidas. Houve um processo, houve um pedido de indiciamento, houve aceitação desse indiciamento. Ou seja, até agora, ninguém foi inocentado e ninguém foi culpado. Agora, começa o processo de cada advogado fazer a defesa de seu paciente [cliente], e o processo vai entrar numa rotina normal”, disse Lula.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Sete de setembro em Portalegre tem outro nome: 29 de Março


Mais uma vez a escola estadual “29 de Março promove o desfile de 7 de setembro .
A escola mostra vitalidade e força de superação ao realizar sozinho o desfile da independência na nossa cidade.

Os ensaios já estão a todo vapor e os preparativos em fase de término.

A escola 29 de Março sempre teve uma ideologia progressista e sempre esteve na vanguarda dos eventos de Portalegre, já tendo realizado várias semanas do estudante, inúmeras gincanas e pela segunda vez faz o desfile de 7 de setembro com única escola participante. Única escola e única entidade já que representativa da cidade.

Essa ano a escola já foi destaque durante as festividades o São João da cidade, tendo ganhado o concurso de carroças típicas e também pó primeiro lugar no concurso de quadrilhas matutas.

Parabéns ao 29 de Março, pela bela demonstração de civilidade e apreço pela cultura da nossa cidade. Parabéns a diretora Graça Alexandre, pelo empenho em fazer a escola crescer. Parabéns aos funcionários e alunos que sempre na historia daquela escola lutaram contra dificuldades enormes e mesmo assim conseguiram e conseguem fazer o 29 de Março saltar aos olhos de todos os portalegrensses.
Pedro Simon elogia atuação do STF no julgamento da denúncia do mensalão


"Foi o dia mais bonito que vi: parecia até que o Brasil era um país dos mais modernos e dos mais justos da história porque os votos foram de seriedade, a análise foi de seriedade e, creio, o Brasil viveu um dia importante". O comentário foi feito pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) que, da tribuna do Plenário, elogiou a atuação da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, e dos demais ministros daquela Corte, particularmente o ministro Joaquim Barbosa, relator da denúncia do caso que ficou conhecido como "mensalão".

Na avaliação do senador pelo Rio Grande do Sul, durante todas as cinco sessões nas quais foi analisada a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza contra os 40 acusados de envolvimento no esquema do "mensalão", o STF comportou-se de acordo com o que sempre sonhou a população. Pedro Simon destacou que o Brasil inteiro defende a luta para acabar com a impunidade.

- Eu digo com toda a sinceridade: o que falta ao Lula, na minha opinião, é rapidez nas decisões. Um dirigente tem que ter a capacidade de tomar posição na hora. Se ele tivesse demitido lá no início quando apareceu na televisão o funcionário dos Correios recebendo dinheiro, se ele tivesse deixado que criássemos a CPI naquele momento, a coisa teria sido diferente.
CHARGE DO DIA
Hoje, 29 de agosto é dia ....

...Dia de Joana Maria da Cruz

e Dia Nacional de Combate do Fumo
Aconteceu em um dia 29 de agosto


29 de Agosto - Reconhecimento da independência do Brasil por Portugal, em 1825

29 de agosto - Na TV Record, Wanderléia, Roberto e Erasmo Carlos apresentam o programa musical "Jovem Guarda", em 1965. O programa ficou no ar até 1969.

29 de agosto - Nascimento do médico, político e líder espírita Adolpho Bezerra de Menezes Cavalcanti, em Riacho de Sangue, hoje Solonópole, Ceará, em 1831

29 de agosto - Nascimento de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, em Vila Rica, hoje Ouro Preto, MG, em 1730
ATLETISMO - AFRICANOS BUSCAM RETOMAR HEGEMONIA NA MEIA MARATONA DO RIO

Os africanos querem mostrar, mais uma vez, a sua força na Meia Maratona do Rio de Janeiro, que será disputada neste domingo, com largada na Praia de São Conrado e chegada 21.097 metros depois no Aterro do Flamengo. Com sete vitórias no masculino e cinco primeiros lugares no feminino em dez edições, os corredores da África sempre estão entre os destaques da competição.

A equipe deste ano é formada por seis atletas, cinco quenianos e um tanzaniano. Dos cinco corredores do Quênia, três são mulheres. O destaque é Nancy Jepkosgei Kipron, que tem 1h11min55 como melhor marca para a meia maratona e 31min54s para os 10 mil metros. Ela correrá ao lado de Eunice Jepkirui Kirwa e de Everlyne Kemboi Jelagat. Eunice fez 32min52 nos 10 Km de Toronto e 33min30 nos 10 Km de Newport. Já Everlyne tem como resultado expressivo o segundo lugar nos 15Km de Bilbao, na Espanha.

No masculino, Titus Kisgei Kibii e Charles Korir representarão o Quênia. Kibii, de 25 anos, tem como melhor resultado nos 10 km a marca de 26min58, obtida em 2004, no GP de Hengelo, na Holanda. Korir vence a Meia Maratona de Toledo, no Paraná, com 1h02min40.
O tanzaniano Isaya Deengw Kuti, de apenas 21 anos, é uma grande promessa do atletismo internacional. Ele é o campeão nacional de seu país dos 5 km (14min14), 10km (29min22) e meia maratona (1h02min19).

Das dez edições já realizadas da prova, o Quênia venceu seis (98, 00, 02, 03, 04 e 05) e Angola, uma (01), no masculino. No feminino, são cinco vitórias das quenianas (99, 00, 02, 03 e 04). No ano passado, pela primeira vez, o Brasil ganhou as duas categorias, com Franck Caldeira e Marizete Rezende. O recodista da prova masculina é o queniano John Gwako, tricampeão da corrida, com o tempo de 1h01min48.
Deputados querem rever artigo da Constituição sobre concessões a políticos

Passado o recesso parlamentar, a Subcomissão de Radiodifusão da Câmara dos Deputados retoma o processo de regulamentação de concessões de rádio e TV, sobretudo as concessões que estão nas mãos de políticos. A próxima meta é rever o Artigo 54 da Constituição Federal, que coíbe a prática, mas também dá margem a irregularidades.

“Vamos propor à Comissão de Ciência e Tecnologia, vamos apresentar uma minuta de uma proposta de emenda constitucional, alterando esse Artigo 54 e eliminando qualquer dúvida ou possibilidade de interpretação que fuja daquilo que é a essência do artigo”, disse a presidente da subcomissão, Luiza Erundina (PSB-SP), em entrevista à Rádio Nacional.

O Artigo 54 informa que senadores e deputados não podem ser concessionários de serviços públicos, mas, como não foi regulamentado, os parlamentares acabam conseguindo as outorgas de rádio e TV. Erundina contou que, desde a substituição do Ato Normativo de 1999 por um deste ano, há mais transparência nas concessões.

“Estamos adotando um programa que informa em tempo real, via internet, o andamento dos processos, renovação, mas nós queremos completar esse trabalho no segundo semestre, que já estamos adiantando”, afirmou a deputada, que teme que novas tecnologias, como a digitalização, acabem concentrando ainda mais veículos na mãos de políticos.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Eleição para diretor no Margarida de Freitas

Jassen Aquino: O nome de consenso

Está marcada para o próximo mês de outubro mais uma eleição para e escolha da nova diretoria da Escola Estadual ”Margarida de Freitas”.

A escola é dirigida atualmente por Maria Alves, conhecida por “Marli”. Marli tem direito a reeleição e era unânime por parte dos funcionários sua permanência no cargo por mais dois anos. Entretanto, Marli já anunciou que não participará da nova gestão. O mesmo anúncio também foi feito pela vice- diretora Aldevi, deixando o caminho aberto para um novo nome.

Com o anúncio coletivo por parte da diretoria em não continuar no comando da escola, os funcionários da mesma já se mobilizam em torno de um nome de consenso para a direção, uma vez que não querem a intervenção externa na nova eleição, evitando assim que a escola se torne palco para disputas partidárias.

Nas conversas preliminares para a escolha do novo diretor o nome que se destaca como sendo de consenso por parte de todos os funcionários é o de Jassen Aquino. Jassen se mostra realmente um excelente nome para dirigir o Margarida de Freitas, uma vez que tem bom relacionamento e transito livre com todos os demais funcionários além de possuir competência é inquestionável.

Jassen trabalha na referida escala da cerca de cinco anos. E pós graduado em Lingüistica Aplicada. Também já atuou em outras áreas administraticvas. Esteve à frente do escritório local da CAERN e ainda na direção da FM Portalegre. Currículo que mostra a competência do jovem rapaz.
Programa café com o Presidente

Lula espera que até fevereiro licitações de obras do PAC estejam concluídas

Apresentador: Presidente, o senhor encerrou na última sexta-feira, a assinatura de protocolos de cooperação na área de saneamento e urbanização. É dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento que chega para melhorar a infra-estrutura das cidades. Essas obras vão acontecer em todo o país?
Presidente: Luiz, na verdade o processo foi extraordinário, e eu acho que nós temos que valorizar o aprendizado que todos nós tivemos. Habitualmente, no Brasil, o governo anunciava dinheiro para saneamento básico e esse dinheiro nunca saía porque não tinha projetos executivos, porque não tinha acordos entre governos e municípios, não tinha um critério objetivo de fazer com que o dinheiro chegasse e acontecesse a obra. Nós então estabelecemos, do dia 22 de janeiro até agora, na última sexta-feira no Rio Grande do Sul, a assinatura de protocolos entre o governo do estado e os prefeitos, a começar das cidades da região metropolitana de todo o país e das cidades até 150 mil habitantes. E fizemos esse protocolo para que a gente tenha o compromisso e esse pacto dos entes federativos para fazer as coisas acontecerem. Então, é um dinheiro que vai resolver o problema do abastecimento de água, esgotamento sanitário, urbanização de favelas e remoção das palafitas, remoção das pessoas que moram em córregos, das pessoas que moram em encostas de morros, ou seja, eu trabalho com a idéia de que agora, até fevereiro do próximo ano, tenhamos todas as licitações e tenhamos todo o processo de obras em andamento, que é para melhorar a vida da sociedade brasileira.

Apresentador: Todos os estados vão ser contemplados pelo PAC do Saneamento. Agora, presidente, quanto esses estados vão receber de verba do programa?
Presidente: Veja, são R$ 40 bilhões divididos entre os 27 estados, envolve na verdade 394 municípios e vai atender o equivalente a 15 milhões de famílias, ou seja, 60 milhões de pessoas. O grande problema do Brasil era que o Brasil tem uma cultura pequena de investimento em saneamento básico. Eu digo sempre, nos atos em que participo, que tem determinados tipos de políticos que historicamente não gostam de fazer saneamento básico porque você vai enterrar uma manilha e, portanto, você não pode fazer propaganda depois, não pode colocar uma placa comemorativa em cima de uma manilha. Mas o resultado de uma política dessa é que a gente vai poder ver no Brasil diminuir a mortalidade infantil, a gente vai poder ver no Brasil as crianças brincando na rua sem ter esgoto a céu aberto, a gente vai poder ver as pessoas abrindo uma torneira e tirando água potável para beber, para lavar roupa, para tomar banho. Esse é o benefício que nós queremos fazer. O que é importante, Luiz, é que tenha uma política combinada, ou seja, aonde nós formos trabalhar essa política de saneamento básico, junto tem que entrar o posto médico, junto tem que entrar escola, junto tem que se pensar na área de lazer, junto tem que entrar a política de segurança. Tudo isso é um jogo feito com vários ministérios participando para que a gente possa fazer uma melhoria substancial na vida do povo que mora em situações mais degradantes no Brasil.

Apresentador: Presidente, como a Funasa, Fundação Nacional de Saúde, está envolvida nesse programa?
Presidente: Esse é outro programa importante que nós vamos anunciar no dia 19 de setembro de manhã. O PAC Funasa tem R$ 4 bilhões para investimento, R$ 280 milhões serão investidos para levar esgotamento sanitário e água tratada a 90% das comunidades indígenas, depois nós vamos ter R$ 180 milhões para levar esgotamento sanitário e água potável também nos quilombos já legalizados e depois nós vamos ter mais de R$ 3 bilhões que vão atender às cidades de até 50 mil habitantes e vamos priorizar as cidades por índice de mortalidade infantil, vamos priorizar as cidades do Norte por malária e as cidades do Nordeste e também a Região Sul do país que tenham doença de Chagas. Tudo isso faz parte do um grande projeto do PAC.

Apresentador: Presidente, o senhor comentou da sua juventude difícil, que morava em lugares onde não havia saneamento, e esse programa atende a cerca de 15 milhões de famílias, cerca de 60 milhões de pessoas. O que muda na vida dessas comunidades?
Presidente: Olha, muda muito. Eu, quando conto meu exemplo, conto para levantar a auto-estima das pessoas. Para que as pessoas saibam que alguém que passou o que eles estão passando chegou a presidente da República. E só cheguei porque não fraquejei, só cheguei porque trabalhei, acreditei, lutei e cheguei. Então, o que eu digo para as pessoas: não há razão nenhuma para a gente desanimar. O que nós precisamos é estar organizados, cobrar, cada vez mais, do governo municipal, do governo estadual, do governo federal e que a gente vai construindo a coisa juntos. Eu vivi muitas enchentes, não foram poucas na minha vida e acho que tudo isso serviu de aprendizado para mim. Serviu de aprendizado e eu tento passar para as pessoas. E por isso eu tenho essa votande, essa determinação de enfrentar, de uma vez por todas, a questão do saneamento básico no Brasil.
Charge do dia
Jornal de hoje






Hoje dia 28 de agosto é dia...

De Santo Agostinho, padroeiro dos filósofos, dos impressores e dos tipógrafos,

Dia da Avicultura e

dia Nacional dos Bancários
Aconteceu em um dia 28 de agosto

28 de agosto - Vai ao ar a primeira edição do Repórter Esso (Rádio Nacional-RJ e Rádio Tupi-SP), em 1941

28 de agosto - Nascimento do ator Raul Cortez (Raul Christiano Machado Pinheiro de Amorim Cortez), em São Paulo, SP, em 1932

28 de agosto - AI-5 era revogado e aprovado pelo Congresso, no governo Geisel, nesta data, em 1978.

28 de agosto - Lei da Anistia era sancionada pelo presidente João Baptista Figueiredo, nesta data, em 1979.

28 de agosto - “O Ébrio”, filme com Vicente Celestino, estreava no Rio de Janeiro, em 1946, nesta data, com enorme sucesso.

Ho terminamos de postar do poema“ A mulher que dançava até com um doido batendo numa lata” do potiguar, Walter Medeiros.
Todo dia se constata
Nova dança da folgada
Que não tem medo de nada
De rato nem de barata
Sua última parada
É dançar bem animada
Com um doido batendo a lata.

Mas tenho que terminar,
Com essa história da dança,
Pois prá contar também cansa
Deixa ela descansar
Quem sabe outra festança
Lá na Ponte da Aliança
Ela não vai comandar...

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Reconhecimentos !!!




Nossos reconhecimentos para estes jovens que socorreram o turista, que infelizmente veio a falecer na piscina do Hotel Portal da Serra, neste final de semana. São eles Paulinho e Darlan.


Postado por Edielson Soares às 09:23



Finalmente foi encerrada a empreitada do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria, para fazer da TV Assembléia um canal aberto no Rio Grande do Norte. Na manhã de hoje ele anunciou que em 60 dias a emissora, que antes era restrita a canal da TV a cabo, já poderá ser captada em todos os municípios potiguares.

"Estamos aqui escrevendo a história da nossa Assembléia, no primeiro dia de uma nova etapa. A TV AL que chegará agora à casa de cada norte-rio-grandense, não é dos deputados, mas um presente de cidadania e democracia para o nosso estado", declarou Robinson Faria, explicando que, com a conclusão do processo de outorga, o Legislativo está apto para a compra dos equipamentos que proporcionarão a transmissão.

Os transmissores serão instalados nos municípios pólo de Natal, Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, São José do Mipibu, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Nova Cruz. Cada cidade expandirá o sinal para os municípios circunvizinhos, alcançando mais de 500 mil pessoas somente no interior do estado. A partir de Natal, toda a região metropolitana, com mais de um milhão de habitantes, também será contemplada.

Panorama Político

Mais um líder dos Democratas no Rio Grande do Norte lançará um site oficial. O deputado federal Felipe Maia prepara o seu site oficial, que trará todas as notícias sobre o mandato do parlamentar e ainda os projetos apresentados por Felipe Maia.

O site do deputado federal, que está no primeiro mandato, deverá entrar no ar no próximo mês.

Panorama Político
Charge do dia
Jornal do Commércio


Pérola de Albert Einstein

"A mente que se abre a uma idéia jamais voltará ao seu tamanho original"
Pérola de Lula


"O Holocausto foi um período obsceno na História da nossa nação. Quero dizer, na História deste século. Mas todos vivemos neste século. Eu não vivi nesseséculo."
Novo coordenador da bancada federal marca reunião para quarta-feira
Panorama político

O novo coordenador da bancada federal do Rio Grande do Norte, deputado federal Fábio Faria, agendou para a próxima quarta-feira a primeira reunião da bancada sob sua coordenação. "Sei que sou estreante, mas estou com muito entusiasmo. Vamos lutar para liberação das verbas das emendas dos nossos parlamentares", destacou o parlamentar.

Ele disse ainda não saber o horário, mas adiantou: "deve ser antes ou depois da audiência que toda bancada terá com a ministra do Turismo, Marta Suplicy".

Hoje Fábio Faria fará uma grande festa em uma fazenda de Santa Cruz para comemorar o seu aniversário.
Portalegre na mídia

Comunidade Pêga conserva tradições de seus ancestrais

KARLA ANDRESSA de PORTALEGRE

2º parte da reportagem vinculada ontem no jornal gazeta do Oeste

Outros vocábulos imprescindíveis para entender o funcionamento de uma casa de farinha:

Caçuá - depósito de couro colocado no lombo do burro para carregar mercadorias, no caso mandioca. Carga Uma - carga equivale a dois caçuás com mandioca. Arranca Uma - arranca corresponde a 16 caçuás com mandioca ou a oito cargas. Esse termo também é utilizado para designar a atividade de colher a mandioca no roçado. Cuia Caixa de madeira que comporta cinco litros ou 3,125kg de farinha. Quarta Caixa de madeira que comporta oito cuias. Um saco com 50 kg de farinha equivale a duas quartas ou 16 cuias.

Atualmente, as casas de farinha em Portalegre se concentram na sede do município e a principal delas pertence a Raimundo Magno do Rego, mais conhecido por Palé. Era uma antiga residência, transformada em casa de farinha, há aproximadamente 25 anos. Outras três pertencem a comerciantes da cidade. O Pêga possui apenas uma casa funcionando, localizada no sítio de Rosário de Freitas. Além desta, há uma fechada e outra demolida. A escolha sobre qual delas utilizar depende da ligação do seu dono com o responsável pela farinhada, o que nos remete às questões hierárquicas entre proprietários, não-proprietários e moradores. Aqueles que plantam mandioca nas terras de Palé fazem sua farinhada na casa de farinha dele, o que se repete com os outros proprietários e plantadores. Já aqueles que plantam em suas próprias terras escolhem a casa devido à proximidade desta em relação ao seu sítio, ou por acordos quanto ao transporte do produto.

A produção da farinha de mandioca requer as seguintes atividades: plantar a mandioca, colher, transportar, raspar, cevar, lavar a massa, prensar, peneirar e torrar.


São Gonçalo: santo de rua e devoção em casa


São Gonçalo é reverenciado como um alegre tocador, o padroeiro das mulheres em busca de casamento e o responsável por tirá-las do caminho da prostituição. Por isso, ele inventou essa dança, enquanto dançavam, "as mulheres entretinham-se (...), não se lembrando da libertinagem", disse dona Alaíde, moradora e uma das mestras da Dança de São Gonçalo.

A dança de São Gonçalo veio com os colonizadores portugueses. São Gonçalo é chamado de santo de rua por ele não possuir, em Portalegre, um local de adoração; sua imagem é guardada em casa. A dança que expressa a devoção a este santo é praticada ao ar livre, em pátios ou debaixo de grandes árvores. Não se sabe quando essa dança foi introduzida na cidade. Há muitos anos se dança em homenagem a São Gonçalo, o que representa um período de aproximadamente 150 anos de existência para esta manifestação folclórica.

Por volta de 1930, o bispo de Mossoró, Dom Jaime Câmara, ao visitar Portalegre, manifestou-se desfavorável às realizações da Dança de São Gonçalo, por considerá-las ofensivas à moral religiosa e aos princípios cristãos daquele povo. O vigário da paróquia, Padre Carlo Theisen, colaborou com as determinações diocesanas combatendo a celebração daquelas funções ou 'cultos exóticos', em que se invocava a intercessão do glorioso santo em festejos de aparência profanadora.Não se sabe por que a dança era considerada um "culto exótico". Porém, na comunidade se afirma que ela resistiu a tais proibições. A dança é dividida em 12 partes, chamadas jornadas. Cada uma delas pode ser executada em louvor a alguma coisa ou alguém. É só a partir de 1977, com a chegada de Padre Dário Tórboli, que a Dança de São Gonçalo passa a ser apresentada sem grandes contestações, inclusive no pátio da Igreja Matriz de Portalegre.

Doze mulheres, divididas em duas filas com seis. Elas são chamadas de dançadeiras. Há apenas dois homens: o guia, na viola, e o contraguia, no pandeiro. Tudo ocorre em frente a um altar, onde fica a imagem de São Gonçalo e algumas flores. Durante a execução dos passos e cantos, as dançadeiras e os tocadores reverenciam a estatueta: beijando-a ou ajoelhando-se diante dela. Lembrando que durante a apresentação, os participantes não devem ficar de costas para a mesma. Em Portalegre, vários moradores possuem uma imagem desse santo. Os participantes dançam calçados e vestidos de branco, sobre suas roupas colocam fitas vermelhas e azuis. As mulheres ainda se enfeitam com brincos, colares e maquiagem. Geralmente, os cantos e a coreografia são ensinados pelos os pais ou por uma madrinha. Em Santa Tereza, um sítio vizinho ao Arrojado, há um grupo infantil dessa dança, em que algumas meninas usam os vestidos que pertenciam à mãe, o que é motivo de grande orgulho para ambas.

A execução da dança está associada a uma promessa feita a São Gonçalo. Aquele que a fez solicita aos participantes uma apresentação. Esta, freqüentemente, é realizada nos quintais, sob a sombra dos cajueiros, e muitas pessoas vêm assistir. São, ao todo, 12 jornadas com pequenos intervalos para descansar, alimentar-se, fumar ou beber. Não há dúvidas de que neste momento, o sagrado e o profano co-habitam o mesmo espaço.

Aconteceu em um dia 27 de agosto

27 de Agosto - Nascimento do engenheiro, professor, político e imortal da ABL, Octávio Mangabeira (Octávio Cavalcanti Mangabeira), Salvador, BA, em 1886

27 de agosto - Morte do jurista, professor, político, historiador, crítico, ensaísta e memorialista Afonso Arinos de Melo Franco, em Rio de Janeiro, RJ, em 1990

27 de agosto - Morte do poeta Alvarenga Peixoto (Inácio José de Alvarenga Peixoto), em Ambaca, Angola, em 1792
Hoje, 27 de agosto é dia

27 de agosto - Dia do Corretor de Imóveis

27 de agosto - Dia do Psicólogo
Hoje trago mais três estrofes do poema“ A mulher que dançava até com um doido batendo numa lata” do potiguar, Walter Medeiros.


Outra ocasião das boas
Que ela gosta de contar
Foi na noite sem luar
Tocada pelas garoas
Foi samba de arrepiar
Subiu na mesa de um bar
São Paulo viu, não é loa.

Com a amiga Libânia
Ela passou em Goiás,
De Chalana, pelo cáis,
Dançou uma linda guarânia,
Dizem que não dançou mais
Porque viu um capataz
Com um gesto de cizânia

Com todo aquele arrebite
Foi parar em BH
Queria também dançar
E dançou tango no Elite,
Depois, lá no Paraná,
Chegou procurando o mar,
E foi dançar, acredite.

domingo, 26 de agosto de 2007

Cidade suíça pára para acompanhar luta de gladiadores romanos
Da Reuters

Evento aconteceu em cidade com arena romana.Homens usaram roupas de gladiadores.
Dois gladiadores lutam em frente a espectadores em arena histórica na cidade romana de Augusta Raurica; evento faz parte do 11a. Eidção do festival romano na cidade que tem 20 mil habitantes e fica a leste da Basiléia, na Suíça




Gladiador joga rede contra adversário; diferentemente do que acontecia no Império Romano, não houve informações sobre mortes no evento
Portalegre na mídia
Jornal Gazeta do Oeste 26-08-07

Comunidade Pêga conserva tradições de seus ancestrais

1º parte *
KARLA ANDRESSA
De PORTALEGRE


Conservar as tradições oriundas dos ancestrais e ao mesmo tempo manter o processo de evolução dentro da linha da modernidade faz a diferença em uma das principais comunidades negras do Rio Grande do Norte, que resiste ao tempo sem perder o foco da conservação histórica.

A referência é feita sobre a comunidade do Pêga, localizada no município de Portalegre/RN. Essa comunidade é formada por indivíduos da raça negra e possui um forte laço de parentesco com as comunidades vizinhas do Arrojado e do Engenho Novo, também localizadas em Portalegre. Essas três localidades rurais praticam, geralmente, o casamento endogâmico, formando um grande grupo familiar, dividido entre os sobrenomes: Jacinto, Delmiro, Bessa, Bevenuto e Ricarte. Parte dessa grande família se reúne durante a realização da Dança de São Gonçalo e da farinhada. A primeira é uma manifestação religiosa e a segunda uma atividade econômica realizada anualmente de julho a setembro.

Na comunidade existem dois tipos de farinhadas: a de Seu Cícero e Dona Tonhô. A casa de farinha é um espaço de produção e de sociabilidade intensas, uma ocasião para reunir a família, reafirmar laços de parentesco, transmitir valores e crenças do grupo.

Há quem se diz parente de escravo negro. Outros relembram o tempo em que brancos e negros ficavam em lados opostos durante a realização de uma festa.

A ocupação territorial do Pêga f i posterior a das comunidades do Arrojado e do Engenho Novo. Nomes como Joaquim do Pêga, Marcelino Nobre e Jacinto Tomás de Aquino são lembrados como seus primeiros habitantes, provavelmente no fim do século XIX. Para os moradores da sede do município, essas três comunidades possuem sua origem marcada pela presença dos ex-escravos que habitavam a região. Essa afirmação faz parte do imaginário local, mas não foi possível um estudo aprofundado que fornecesse subsídios para demonstrá-la.

Em Portalegre, encontramos o relato da fuga do índio João do Pêga, mas não há dados sobre rebeliões, fuga ou resistência de escravos negros. Oficialmente, o Rio Grande do Norte não possui mais índios e não teve quilombos.

A comunidade se organiza como grupos de vizinhança, cujas relações interpessoais são cimentadas pela grande necessidade de ajuda mútua, solucionada pela participação coletiva em atividades lúdico-religiosas que expressam a solidariedade grupal, pelo exercício do comércio de parte dos gêneros obtidos com a lavoura ou com a criação, como um meio de permitir a aquisição de objetos e mercadorias fabricadas na cidade.

No Pêga, a ajuda mútua ocorre nas atividades agrícolas e, principalmente, durante a realização da farinhada. Já a participação coletiva em atividades lúdico-religiosas se sucede na devoção expressa na Dança de São Gonçalo.

A produção da farinha de mandioca é uma atividade econômica que gera renda para a comunidade e favorece a sociabilidade do grupo. Assim como a Dança de São de Gonçalo, ela é responsável por reunir parte dos moradores do espaço, denominado de bairro Rural. Contudo, nas casas de farinha há também pessoas de outras localidades: são parentes e amigos que aproveitam o dado momento para visitar a cidade.

Em Portalegre, não se produz "massa de mandioca mole". As farinhadas de Portalegre buscam enfatizar sua linguagem, as formas de divisão do trabalho, as técnicas de produção da farinha e importância na união do grupo.

O responsável pela farinhada é denominado "safreiro" e a farinhada pode ser chamada de "safra". As mulheres que raspam a mandioca são as "raspadeiras" e os homens que a arrancam podem ser chamados de "homens da capoeira" ou "da arranca".

*Amanhã trago a segunda parte desta reportagem
Charge do dia
Jornal Hora H


O Globo provoca polêmica ao divulgar diálogos entre dois ministros do STF

Invasão de privacidade ou direito da imprensa de mostrar o que é de interesse público? A divulgação dos diálogos entre dois ministros do Supremo Tribunal Federal pelo jornal O Globo na edição de quinta-feira (23/08) provocou uma polêmica. Enquanto a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação dos Juízes Federais do Brasil criticaram o diário, juristas e a Federação Nacional de Jornalistas acreditam que, por se tratar de um ambiente público, o jornal não agiu mal.

O repórter-fotográfico Roberto Stuckert Filho registrou a troca de mensagens entre Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, nas quais eles debatem detalhes sobre seus votos no caso de aceitar ou não a denúncia do mensalão e falam das disputas de poder dentro do STF.

A favor“Foi um brilhante trabalho de jornalismo. Mas, para quem vive a rotina do Judiciário, nada do que foi apresentado é novo. Antes, a troca de impressões era apenas oral. Agora, existe o meio eletrônico. Às vezes, frases agressivas são torças até na hora do café. Só que para o público isso não costuma ser revelado”, observou o jurista Ives Gandra Martins.

Sérgio Murillo, presidente da Fenaj, acha que O Globo cumpriu seu compromisso com a verdade, já que, segundo ele, a troca de mensagens é de interesse público e veraz. “(...) é obrigação da imprensa levar ao conhecimento da sociedade. O Globo não invadiu a rede (de computadores). Não há invasão de privacidade. São pessoas públicas, num espaço público. Tudo o que fazem está sujeito a registro sonoro e de imagem. O condenável seria o jornal ter acesso a essas informações e não divulgá-las”.

Contra“O Brasil não pode virar um ‘Big Brother’. Sem privacidade, não há liberdade (...) Não será surpresa se começarem a colocar grampos nos confessionários para violar o segredo religioso da confissão. É preciso prudência para que tais anomalias não se transformem em prática corriqueira e adquiram contornos de legitimidade. Não podemos cair num estado de bisbilhotagem, cujo desdobramento inevitável é o estado policial, ambos incompatíveis não apenas com o estado democrático de direito, mas como os fundamentos da civilização”, disse, em nota, o presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto.

Walter Nunes, presidente da Ajufe, acredita que as mensagens tinham caráter privado. “A revelação das conversas entre os ministros maltrata o princípio basilar da democracia”.
Hoje, dia 26 de agosto é dia

26 de agosto - Dia do Improviso

26 de Agosto - Dia do Despachante

26 de agosto - Dia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
Aconteceu em um dia 26 de agosto


26 de Agosto - Fundação da Sociedade Esportiva Palmeiras, em São Paulo, SP, em 1914


26 de Agosto - Aniversário da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, fundada em 21 de junho de 1872

26 de agosto - Albino Luciani, 65 anos, foi escolhido pelo conclave de cardeais para suceder Paulo VI, em 1978.

Parace Portalegre

José Agripino sinaliza apoio a Robinson Faria em 2010
LUÍS JUETÊ Da redação Gazeta do Oeste

O presidente dos Democratas do Rio Grande do Norte, senador José Agripino, sinalizou apoio do seu partido às pretensões político-eleitorais do presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria (PMN). De acordo com informações repassadas por uma fonte com trânsito livre na liderança do DEM no Congresso Nacional, José Agripino e Robinson Faria conversaram demoradamente em Brasília, oportunidade em que foi selado um pré-acordo com vistas ao processo sucessório para o governo estadual.

A fonte que esteve presente durante a conversa, explicou que a primeira questão definida entre os dois líderes políticos foi a indicação do deputado federal Fábio Faria (PMN) para ser o novo coordenador da bancada federal do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional, em substituição ao falecido deputado federal Nélio Dias (PP). O trabalho para indicação de Fábio tem sido conduzido de forma discreta, nos bastidores pelo próprio José Agripino. "Ele (Fábio) conta hoje com o aval de praticamente toda a bancada. Esse aval ao seu nome foi todo ele articulado pelo senador José Agripino", explica a fonte.

Outro ponto definido no acordo de Robinson e Agripino seria a filiação da senadora Rosalba Ciarlini ao Partido Progressista, logo após o ingresso do presidente da Assembléia Legislativa e o seu grupo político à sigla. Com isso, Robinson fortaleceria o seu quadro de filiados, com a presença de cinco deputados estaduais, um deputado federal e uma senadora. Com isso, Robinson substanciaria a sua pretensão de se candidatar ao Governo do Estado e o senador José Agripino também conquistaria importante apoio para o seu projeto político de renovar o seu mandato no Senado Federal em 2010. Esse mesmo grupo, revela a fonte, também dividiria os votos para o Senado Federal com a governadora Wilma de Faria (PSB) que deverá disputar uma cadeira na chamada Casa Revisora, quando encerrar a sua segunda administração.

No caso da senadora Rosalba Ciarlini, ao ingressar no PP, teria grandes chances de se manter no cargo, a partir do fato de estar integrada à base de sustentação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional. "Seria um grande acordo, onde Robinson Faria e José Agripino se fortaleceriam e Rosalba teria uma grande oportunidade de se livrar do fantasma da cassação e ao mesmo continuaria como uma liderada de José Agripino em nível de Rio Grande do Norte e também tendo acesso a uma série de benefícios por fazer parte da base do governo Lula", disse a fonte.

Presidente Lula se queixa mais uma vez da imprensa

Da Redação Comunique-se

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Curitiba, para.criticar mais uma vez a imprensa. “(Os jornalistas) pensam que por falar na TV têm o dom da verdade”.


Lula vem fazendo constantes reclamações da mídia. Em junho, ele disse que a imprensa nacional não mostra “nada bonito”. "Se fala de Pernambuco, é morte, se fala do Ceará, é morte, e se fala da Bahia, é morte", reclamou.

Para ele, o fato de veículos divulgarem notícias sobre “balas perdidas” em cidades como o Rio de Janeiro deixa as pessoas sem vontade de sair de casa.

(*) Com informações do Globo Online

sábado, 25 de agosto de 2007

NA SERRA DE PORTALEGRE

NA SERRA DE PORTALEGRE
Infidelidade partidária em Portalegre

Foi dada entrada nesta sexta – feria última na câmara municipal de Portalegre processo que julga ato de infidelidade partidária por parte do vereador Ribamar de Lima (PSB), por este ter tocado de partido. O vereador se elegeu em 2004 pelo então PFL (hoje Democratas) quando houve uma coligação entre PFL e PSB. Um ano depois o vereador se filiou ao PL (hoje PR). Depois das eleições de 2006 o vereador voltou a mudar de partido, estando hoje filado ao PSB.

O processo foi dado entrada pelos Democratas que buscam a vaga de Ribamar para o primeiro suplente da coligação Cícero Alexandre.

Como Ribamar, temendo tal processo, havia a dias entrado com um mandado de segurança para se manter no cargo, após receber o processo o presidente da Câmara, Ecimar Pereira o enviou para a justiça e agora espera posicionamento judicial para cassar o vereador Ribamar de Lima.
Fim de semana tranqüilo

Parece brincadeira, mas, para o fim de semana aqui em Portalegre não esta marcada nem se quer uma festinha, ou um aniversario, ou mesmo, uma celebração pela vida (leia-se festa).

Para os forrozeiros de plantão, nada bom. Para os pais desesperados com seus filhos farristas, uma benção.

Nem uma festinha neste fim de semana

Em todo caso, os donos dos bares e pontos de encontro estarão de braços e portas abertas para receber os farristas órfãos.

E para não ficar sem nada, a compensação (ÓTIMA, diga-se de passagem) é Alessandro Bandeira no Mirante No almoço do domingo.

BOM FIM DE SEMANA E DECANSO PARA TODOS.

REFLETINDO
O Homem Muito Rico

Ele tinha tido do melhor, e não se contentava em ser o rei. Nada era barreira.
Ele descansa baixo, corretamente em madeira de lei e
entre as mais exclusivas minhocas.
Lembrando um grande amigo

Recebo mensagem pelo orkut da comunidade “Eternas saudades Wagner Bessa”

Por Váscara Sibeli

Parabéns, meu querido!!! Você conseguiu, construir um jornal com seu jeitinho todo especial. Vc foi guerreiro, forte e persistente, mesmo quando as críticas assolavam seu desejo de ver o seu Tabuleiro Grande desenvolver-se; o sonho não acabou, pois a cada dia que passa seus ensinamentos propicia-nos a ânsia de lutar por dias de paz................Por tudo que vc ainda representa pra mim e seus amigos, só poderia dizer-te: Obrigada, nego!!!!! EU TE AMO.
Subindo

A proposta da deputada federal Sandra Rosado para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a exploração do trabalho infantil foi aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família.

A matéria segue agora para análise da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público onde, se aprovado, vai para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania e por fim para votação em plenário.

Sandra Rosado justifica sua proposta a partir de denúncias formuladas pela imprensa, onde crianças e adolescentes são submetidos aos mais severos tipo de trabalhos forçados ou de grande esforço físico. "Apesar de nos últimos anos termos uma acentuada redução do número de crianças inseridas no mercado de trabalho, ainda são constantes denúncias de inúmeros casos de exploração do trabalho infantil", ressalta.

Descendo

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilton Figueiredo, foi flagrado com acumulação ilegal de cargos na Prefeitura de Natal. O presidente da Comissão Permanente de Acumulação de Cargo da Secretaria Municipal de Administração, Pedro Ribeiro Tavares de Lira, estabeleceu o prazo de 15 dias para o secretário escolher em qual dos cargos permanecerá.

Caso Nilton Figueiredo não se pronuncie, responderá processo administrativo por acumulação ilícita de cargos e poderá ter a suspensão dos vencimentos até a regularização da situação.
Charge do dia
Gazeta do Povo(PR)

Aconteceu em um dia 25 de agosto

25 de Agosto - O Presidente Jânio Quadros renuncia ao cargo sete meses após assumir. As justificativas para a atitude seriam forças ocultas. João Goulart, seu vice, assume o cargo, em 1961

25 de Agosto - O Uruguai se proclama independente do Brasil, em 1825

25 de Agosto - Nascimento do poeta Luís Delfino dos Santos, Desterro (hoje, Florianópolis), SC, em 1834

25 de agosto - Nascimento do Duque de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva), na fazenda de São Paulo, no Taquaru, Vila de Porto da Estrela, na Capitania do Rio de Janeiro quando o Brasil era Vice Reino de Portugal, em 1803
Hoje, 25 de agosto é dia...

...Dia do Soldado e do Exército Brasileiro,

Dia do Catequista e

Dia do Feirante
Satélites já registraram quase 12 mil focos de incêndio no país
Sabrina Craide Repórter da Agência Brasil

Brasília - O tempo seco e quente e a ação humana estão facilitando o aumento de incêndios em áreas florestais no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início de agosto foram registrados 11.920 focos de incêndio em todo o país. O número é quase o dobro do que foi constatado no mesmo período do ano passado (6,4 mil focos). Os estados com mais focos são o Pará, com 3.773 focos; Mato Grosso, com 3.525, e Rondônia, com 1.113.

Nas unidades de conservação ambiental, o prejuízo também é grande. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), atualmente três parques nacionais estão pegando fogo: o Itatiaia, no Rio de Janeiro; o Grande Sertão Veredas, em Minas Gerais, e o Parque Nacional de Brasília.

O coordenador do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), órgão ligado ao Ibama, Elmo Monteiro, explica que além do clima seco, das altas temperaturas e dos ventos fortes, que ajudam a propagar as chamas, o incêndio criminoso dificulta o combate às queimadas.

Segundo ele, as queimadas são ocasionadas especialmente pela ação de vândalos e de pequenos agricultores que têm o hábito de limpar suas áreas usando o fogo, sem o devido conhecimento técnico. “O uso do fogo nessas áreas requer solicitação ao Ibama ou ao órgão ambiental do seu estado para fazer essa queima”, afirma.

Monteiro alerta que o uso do fogo em área agricola, sem autorização, é crime e pode resultar em reclusão de dois a quatro anos, além de multas que variam entre R$ 500 e R$ 5 mil por hectare queimado.

EUA fazem torneio de surfe para cachorros
Do G1, com informações da AP

A competição acontece na praia Imperial, na Califórnia. O evento é beneficiente e reúne mais de 40 participantes.






Golpista recebe mais de 17 mil recados no Orkut
Do G1, em São Paulo


Kelly dos Santos recebeu mensagens irônicas e ofensivas. Ela foi presa em SP acusada de falsidade ideológica, estelionato e furto.

As mensagens carinhosas ficaram para trás. De “gata” e “linda”, Kelly Samara Carvalho dos Santos, de 19 anos, passou de um dia para o outro a ser chamada de malandra, pilantra e coisa pior em sua página no Orkut. A jovem foi presa em São Paulo na quarta-feira (22), acusada dos crimes de falsidade ideológica, estelionato e furto.

De acordo com a polícia, a menina de boa aparência dava golpes no comércio com cheques furtados e se hospedava em hotéis com nomes diferentes. Foi o bastante para que chovessem mensagens iradas, irônicas e de mau gosto no Orkut da jovem que se apresentava como uma pessoa “muito simpática e sincera”. Foram mais de 17 mil recados deixados, o que os próprios visitantes consideraram um recorde. “Apodreça na cadeia, pilantra”, diz um dos recados. Outro, questiona até mesmo se Kelly é travesti.
A maioria demonstrou ironia após a prisão da jovem, que, segundo as próprias vítimas dela, cativava pela simpatia. “A coitadinha tá presa? Antes você do que eu. Não mandei você fazer nada”, posta um internauta. “Alguém aí quer um pedaço de pizza?”, escreve outro. As brincadeiras com o fato de a jovem ter sido acusada de furto não foram poucas. “Me furta”, pede um rapaz. Quando foi presa, Kelly disse que aplicava os golpes para chamar a atenção dos pais.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Fotos da Serra
















Vietnamitas navegavam ilegalmente pela costa da Malásia.Os 13 tripulantes carregavam 500 kg de arraias.
Da Reuters

Pescadores vietnamitas, navegando ilegalmente pela costa da Malásia, hastearam uma bandeira do país para fingir que a embarcação era local. Mas acabaram se entregando pois haviam hasteado a bandeira de ponta-cabeça.

É um erro muito grosseiro porque as "Listas da Glória", como a bandeira é conhecida no país, possui um retângulo com fundo azul no canto superior esquerdo decorada com uma estrela e uma meia lua amarelas, e listas vermelhas e brancas se alternando no restante da bandeira.

Pescadores locais desconfiaram e avisaram a guarda pesqueira, que deteve 13 tripulantes depois de apreenderem 500 kg de arraias, avaliadas em US$ 1.700 (cerca de R$ 3.400,00), além de uma licença de pesca falsificada, segundo matéria do jornal "Star".

"Acreditamos que os pescadores estavam em nossas águas desde domingo", teria declarado Munir Mohamad Nawi, fiscal de pesca do estado de Terengganu.

Os vietnamitas devem responder por invasão de acordo com a legislação de pesca local

Flamengo goleia o Juventude e se reabilita no Brasileiro
Bruno Lousada, do Estadão

Time recupera-se da derrota para o Palmeiras fazendo 4 a 0 nos gaúchos, com boa atuação no 2.º tempo


RIO - O Flamengo goleou o Juventude por 4 a 0, nesta quinta-feira à noite, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe rubro-negra chegou aos 21 pontos, dois a menos que o Atlético Paranaense, primeira equipe colocada à frente da zona de rebaixamento. Já o time de Caxias do Sul, que estreou o técnico Beto Almeida, permanece na penúltima posição, com 17 pontos.

O time carioca foi para o intervalo com a vantagem de 1 a 0 no placar, gol marcado pelo atacante Souza, de pênalti. Mas não atuou bem. Faltou criatividade e bom futebol. O zero do marcador só saiu por causa da lambança do zagueiro Régis. Ele interceptou a bola com o braço, dentro de sua área, para evitar uma cabeçada do baixinho atacante Maxi Biancucchi, o primo do craque Messi (do Barcelona). Atento, o árbitro Clever Assunção Gonçalves assinalou corretamente pênalti. Souza não perdoou: marcou seu segundo gol no Brasileiro.

"Fui feliz na cobrança", disse o jogador, que retornou ao time após cumprir cinco jogos de suspensão por agredir o meia Tcheco, no duelo contra o Grêmio, no Olímpico, no dia 22 de julho.
O Flamengo quase pagou um preço alto na etapa final. Displicente em campo, a equipe carioca só acordou depois dos 30 minutos, quando o Juventude acertou uma bola no travessão e obrigou o goleiro Bruno a fazer grande defesa numa conclusão do atacante Luciano.


Passado o susto, o Flamengo definiu a partida. Obina, de cabeça, fez 2 a 0. A partir daí, ficou fácil demais. Maxi Biancucchi ampliou: 3 a 0. O time da Gávea ainda pôs duas bolas no travessão. Aos 46, Juan fez fila e marcou um golaço: 4 a 0.
Livro com pinturas com princesa de Diana comemora dez anos de sua morte
BBC Brasil - BBC

Publicação com obras de mais de cem artistas é lançada nesta sexta na Grã-Bretanha.

Um livro lançado nesta sexta-feira na Grã-Bretanha reúne pinturas de mais de cem artistas retratando a princesa Diana, um dos maiores ícones do século 20. A publicação de Diana in Art, da editora Pop Art Books, coincide com os preparativos para as comemorações dos dez anos da morte da princesa Diana.
Ela morreu em agosto de 1997 em um acidente de carro em Paris, que também matou seu então namorado, Dodi Al-Fayed, e o motorista do veículo.
Uma das personagens mais fotografadas dos anos 1980 e 1990, Diana também foi retratada em milhões de obras de arte.
As obras presentes no livro retratam Diana em diferentes fases e situações de sua vida.
Charge de hoje
JB online


















Aconteceu em um dia 24 de agosto


24 de Agosto - Nascimento do escritor Paulo Leminski, em Curitiba, PR, em 1944

24 de Agosto - Morte do político e Presidente da República Getúlio Vargas (Getúlio Dornelles Vargas), no Rio de Janeiro, RJ, em 1954

24 de Agosto - Morte do jornalista e empresário Victor Civita, fundador da Editora Abril, em São Paulo, SP, em 1990
Hoje, 24 de agosto é dia..

24 de agosto - Dia da Infância

24 de agosto - Dia do Artista

24 de agosto - Dia de São Batolomeu, padroeiro dos açougueiros e das queimadas
Ação penal contra suspeitos pode durar anos


Brasília - Caso o Supremo Tribunal Federal (STF) aceite integral ou parcialmente a denúncia contra os envolvidos no suposto esquema de compra de votos no Congresso Nacional, conhecido como mensalão, o julgamento da ação penal pode durar muitos anos. Alguns crimes podem, inclusive, prescrever, acreditam os advogados de defesa dos acusados. "Ninguém sabe quanto tempo pode durar, muito menos se o tempo será inferior à prescrição.
Pelo visto, vai ser assim”, avalia o Luiz Francisco Correa Barbosa, responsável pela defesa do ex-deputado Roberto Jefferson, atual presidente do PTB.Segundo ele, o prazo de prescrição depende de cada crime e do tempo da pena. “Como são todos [réus] primários, de bom comportamento, tendem a receber as penas mínimas.
A de peculato, por exemplo, que pode ser de três a 12 anos, não vai passar de três, e essa pena prescreve em oito anos”.Uma das polêmicas do caso refere-se ao número de testemunhas. O procurador-geral da República poderia arrolar oito testemunhas para cada um dos 40 acusados, mas arrolou 41 testemunhas sem especificar a quais dos acusados estão relacionadas. Isso permite que cada denunciado também apresente 41 testemunhas, e não apenas oito como autoriza a lei.
No total, seriam 1681 testemunhas. "Esse processo não vai terminar nunca por ato do procurador”, diz Barbosa. “Se todo mundo arrolar o mesmo número de testemunhas que o procurador, quando é que vai acabar isso? Vai dar prescrição e o Supremo levará a culpa”, frisa Paulo Paulo Sérgio Abreu e Silva, advogado de Rogério Tolentino e Geísa Dias, funcionários das empresas do publicitário Marcos Valério.
Na avaliação de Mário de Oliveira Filho, advogado do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, o Supremo não foi criado para julgar processos que exijam produção de provas e não tem estrutura para isso. “Ele é para julgar grandes questões de ordem constitucional. Esta falta de aparelhamento é que vai trazer um prejuízo muito grande na celeridade e isso não interessa para as partes, não interessa para a Justiça, para o tribunal, para a população e, ao contrário do que s e pensa, não interessa ao advogado”, sublinha.
Felipe Maia defende inclusão do RN


O deputado Felipe Maia (DEM) fez um pronunciamento ontem na Câmara dos Deputados criticando a não-inclusão do Rio Grande do Norte no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, conhecido como PAC da Segurança do governo federal. ‘‘Novamente o RN foi esquecido’’, acusou o deputado, que citou a alta criminilidade de municípios da região Oeste do estado como justificativa para a inclusão no programa.
De acordo com levantamento apresentado pelo parlamentar, 11 regiões metropolitanas foram contempladas com esse programa: São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Salvador, Maceió, Recife, Brasília, Curitiba e Porto Alegre. Segundo divulgado, o governo Lula vai investir nestas regiões mais de R$ 6,7 bilhões, até 2012.

O deputado questionou os critérios do governo para distribuir verbas para segurança pública. ‘‘Será que a equipe de Lula não conhece o Mapa da Violência nos Municípios Brasileiros - divulgado pela Organização dos Estudos Ibero-Americanos - onde aparecem sete municípios do Rio Grande do Norte entre os mais perigosos e com maior índice de criminalidade no Brasil? Entre eles estão Frutuoso Gomes, Almino Afonso, Caraúbas, Lucrécia, Messias Targino e Ipanguassu’’, apontou Maia.

Para o parlamentar democrata, não é possível entender como o governo ‘‘insiste em discriminar o Rio Grande do Norte’’. ‘‘Não há como fazer calar a pergunta. Por que Lula não se lembra do Estado que ele tantas vezes visitou, e onde no segundo turno, recebeu 952 mil votos? Por que a área segurança do meu Estado ficou de fora deste pacote?’’, perguntou .

Na opinião de Felipe Maia, os critérios de Lula não são coerentes. ‘‘Primeiro porque todos os Estados requerem investimentos na área de segurança. Segundo, do ponto de vista político, Lula não contempla nem seus aliados, como a governadora Wilma Maria de Faria (PSB)’’.