terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Senado: PMDB escolhe Garibaldi como candidato

Keila DiasDireto de Brasília


O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) foi escolhido pelo PMDB como candidato à presidência do Senado por 13 votos a 6. Os outros possíves candidatos eram Pedro Simon (RS) e Neuto de Conto (SC). Leomar Quintanilha (TO) e Valter Pereira (MS), que também haviam sido indicados, retiraram suas candidaduras.


Garibaldi Alves exerceu quatro mandatos de deputado estadual, foi governador de seu Estado, prefeito de Natal e é senador pela segunda vez. Eleito senador em 2003, ele também exerceu o mandato no período de 1991 a 1994, deixando o cargo para assumir o governo do Rio Grande do Norte, no qual ficou por dois mandatos (1995 a 1999 e 1999 a 2003).


Garibaldi disse que espera vencer e não acredita que o Palácio do Planalto tenha "desconfianças" em relação ao seu nome por ter sido relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos. A CPI dos Bingos investigou pessoas ligadas à Presidência da República, como o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci.


"Eu não acredito muito nessa desconfiança do Palácio com relação a mim. Um governo não pode ser movido por ressentimentos pequenos. Nunca acreditei que o que aconteceu na CPI dos Bingos pudesse servir para que o Palácio do Planalto viesse a exercer qualquer ação política", disse.


O líder do partido, senador Valdir Raupp (RO), disse que agora é hora de buscar consenso com outras bancadas em torno da candidatura de Garibaldi. "Tiramos o nome da bancada e era isso que os partidos da coalizão e da oposição estavam aguardando. Vamos conversar agora com as demais lideranças para buscar um consenso no plenário do Senado", disse.


O PSDB marcou reunião para hoje à tarde. Na pauta, a definição sobre uma possível candidatura própria para a Presidência do Senado ou o apoio à candidatura de Garibaldi Alves Filho.


Com agências
Redação Terra

Nenhum comentário: