quarta-feira, 14 de novembro de 2007



João Pedro diz que seu relatório não teve caráter político


Após aprovação do seu relatório em sessão do Conselho de Ética, que arquivou representação por quebra de decoro parlamentar contra Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador João Pedro (PT-AM) afirmou que se ateve a "elementos comprobatórios, palpáveis", e que a decisão de absolver Renan não sofreu influencia do PT.


Segundo João Pedro, a decisão foi amparada por declarações da Receita Federal negando que Renan tenha feito lobby pela Schincariol junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e à própria Receita Federal. Ele ainda afirmou que a investigação não pode ser aprofundada pois as investigações da Operação Cevada ainda estão sob sigilo de justiça. Na operação, a Schincariol é acusada de participar de um esquema de sonegação de impostos.


- Não tive elementos para constatar a quebra de decoro. O resultado da votação me tranqüiliza; não tivemos nem um voto contra, só abstenções. Fico tranqüilo pelo trabalho que realizei - concluiu o senador.


A representação contra Renan Calheiros tratava da suposta prática de tráfico de influência para beneficiar a Schincariol após a empresa ter comprado uma fábrica do irmão do senador, deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), por preço acima do mercado. A representação se baseou em reportagem da revista Veja que afirma que Renan teria tentado livrar a Schincariol de dívidas junto ao INSS e à Receita Federal em retribuição à aquisição da fábrica de refrigerantes Conny, de Olavo Calheiros.


Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário: