segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Essas são nossas maravilhas


O Rio Grande do Norte também tem suas sete maravilhas. Escolhidas através de voto popular, as maravilhas receberam mais de 360 mil votos. Foram quatro meses de votação e intensas movimentações em prol das indicadas. As grandes vencedoras foram a Serra da Barriguda, em Alexandria, com 16.224 votos; Morro do Careca, em Natal, 13.409 votos; Açude Gargalheiras, em Acari, com 10.674 votos; Fortaleza dos Reis Magos, em Natal, com 10.272 votos; Estádio Maria Lamas Farache, em Natal, com 8.404 votos; Santuário do Lima, em Patu, com 7.735 e os Apertados, em Currais Novos, com 7.252 votos. A noite de diplomação será no próximo dia 20.

Concorreram ao título 133 maravilhas, dessas, 74 eram construções (igrejas, castelos, faróis e outras obras) e 59 belezas naturais (serras, praias, matas e demais criações da natureza). Entre as indicações lugares desconhecidos por muitos, mas que depois da campanha passaram a ser conhecidas por todo RN. Dentre eles o Serrote das Panelas, em Caicó, os Sítios Arqueológicos de Santana do Matos, o Baobá dos Poetas em Natal, a Mina Brejuí em Currais Novos, o Cemitério das Areias em São Fernando, a Serra do Cuó em Campo Grande e o Castelo do Igodé em Caicó.

A idéia do promoção surgiu depois da escolha das sete maravilhas do mundo, ocorrida em sete de julho deste ano. A partir dai a direção do Diário de Natal apoiou a idéia do jornalista Paulo Tarcísio de promover a escolha das sete Maravilhas do Rio Grande do Norte. Foi então deflagrado o processo. Na primeira fase, (de 11 de julho a 06 de setembro) os leitores do matutino indicaram aleatoriamente as concorrentes, enviando foto e resumo de sua sugestão para o e-mail setemaravilhas@diariodenatal.com.br.

Na segunda fase, de 13 de setembro a 31 de outubro, as pessoas votaram nas 133 indicadas através do site www.dnonline.com.br/setemaravilhasdorn ou via cupom publicado no Diário de Natal. No site, criado especialmente para a campanha, além da opção de votar o internauta podia conhecer um pouco mais sobre as concorrentes através de matérias publicas e curiosidades sobre elas.
O objetivo da promoção Sete Maravilhas do RN, conduzida pelo Diário de Natal, Rádio Clube AM e DnOnline, era estimular a apreciação dos monumentos naturais ou feitos pelo homem e fomentar a atividade turística em torno deles, como contribuição ao desenvolvimento social, econômico, cultural e da auto-estima potiguar. Ela ocorreu em moldes similares à votação internacional que definiu as Sete Novas Maravilhas do Mundo, entre as quais o Cristo Redentor, que ficou em terceiro lugar graças à participação e à mobilização do povo brasileiro.

Fonte: Diário de Natal 04-11



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