sábado, 24 de novembro de 2007

ENTREVISTA COM JASSEN AQUINO, CANDIDATO A DIRETOR DA ESCOLA ESTADUAL MARGARIDA DE FREITAS

Por: Prof° João B. Chagas

Folha Escolar: Qual o principal motivo que o levou a se candidatar?

Jassen: Sabemos que a educação é tida como imprescindível na vida do ser humano, pena que algumas pessoas ainda não tenham aberto os olhos e valorizado, então, com o surgimento das eleições diretas para direção e vice-direção da rede estadual de ensino, tornou as instituições de ensino mais autônomas e democráticas, com isso, permitindo que os próprios funcionários, que compõem o corpo educacional da escola, possam concorrer aos cargos. Tomamos essa decisão em virtude de querermos o melhor para instituição, procurar crescê-la, pois não poderíamos permitir que a Escola ficasse entregue a pessoas desconhecidos após o término do mandato atual.

Folha Escolar: Você não tem medo das dificuldades que podem surgir?

Jassen: Todos nós temos um pouco de medo das dificuldades que encontramos e
encontraremos, não somente quando assumimos cargos de responsabilidade, mas nossa vida é repleta de altos e baixos, onde nos deparamos todos os dias com novas dificuldades, novos problemas, mas sempre estamos lutando e procurando soluções viáveis pra que possamos resolver, ou seja, muitas vezes o “medo” ajuda-nos a crescer e procurar soluções, nunca permitindo que ele atrapalhe, e sim, venha contribuir para o sucesso.


Folha Escolar: O que pretende fazer caso se eleja?

Jassen: Procurar construir um trabalho coletivo, democrático, privilegiando o melhor tanto para a Escola, alunos, professores e servidores.

Folha Escolar: As pessoas da secretaria estão lhe apoiando?

Jassen: O apoio das pessoas é imprescindível para qualquer ocasião de nossas vidas, não somos ninguém se trabalhamos sozinhos. Nós temos bom relacionamento com todos e, acreditamos que isso, conduzirá de forma mais satisfatória a nossa gestão.Folha Escolar: Ao se candidatar você encontrou alguma dificuldade?Jassen: Eu não diria uma dificuldade, mas apenas uma coisa que poderia atravancar o processo das eleições, que seria eu não possuir 02 (dois) anos ininterruptos na Escola, mas até o momento, não houve empecilho algum quanto ao caso.

Folha Escolar: Por que essa dificuldade não o levou a desistir do cargo?

Jassen: Tenho a convicção de quando queremos concretizar algo em nossa vida, não devemos nos deter a dificuldades ou problemas e sim, a partir deles construir colunas mais sólidas para sustentar o trabalho que nos aguarda.

Folha Escolar: Você tem o apoio de sua família?

Jassen: Sim, eu tenho o apoio familiar incondicional, pois vejo que a família é a base para qualquer decisão que tomamos nessa vida.

Folha Escolar: Você já teve alguma experiência em administração?

Jassen: Sim, tive a experiência de ser o gestor do Escritório Local da CAERN aqui de Portalegre durante 01 (um) ano e 05 (cinco) meses, sendo que também atendia os escritórios das cidades de Viçosa e Riacho da Cruz, e vejo que o trabalho que desenvolvi durante esse tempo, em termo de complexidade, possuía uma responsabilidade bem maior, pois estava lidando com toda a cidade, o contrário da Escola, onde o mundo é menor, deixando margem para disponibilizar maiores estratégias e desenvolver um trabalho com maior qualidade.

Folha Escolar: Você vai escutar as idéias dos alunos, caso tenham?

Jassen: Estou convicto de que o componente principal de uma instituição de ensino é o corpo discente e que as idéias que venham a surgir no decorrer da nossa gestão, não só dos alunos, mas como de toda a comunidade que forma a Escola vão ser ouvidas, discutidas e conforme essas análises, podemos vir a desenvolvê-las, pois se a idéia for boa e trouxer maior qualidade para a aprendizagem dos alunos, será bem vinda.

Folha Escolar: Você pretende mudar algo em sua gestão para um melhor desenvolvimento do colégio?

Jassen: De imediato comentar o que vai mudar ou continuar da mesma maneira ainda não possui uma resposta concreta, pois somente a partir do momento em que assumirmos a frente da direção da Escola, gestão essa que atua hoje na democracia, onde as idéias, sugestões e decisões são debatidas com a comunidade escolar, é que podemos construir uma análise e talvez mudar algumas coisa, visto que, cada pessoa possui suas distinções.

FONTE: ESCOLA ESTADUAL MARGARIDA DE FREITAS

Nenhum comentário: