sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Deputados visitam o Hospital Walfredo Gurgel e atestam as condições precárias de atendimento



Os deputados Leonardo Nogueira (DEM), Getúlio Rego (DEM) e Álvaro Dias (PDT) estiveram na manhã desta quinta-feira, dia 08, visitando as dependências do Hospital Walfredo Gurgel e do Pronto Socorro Clóvis Sarinho para atestar de perto a situação precária em que se encontra a maior unidade hospitalar pública do Estado. Essa visita havia ficado estabelecida a partir da reunião da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, da qual os parlamentares são membros, ocorrida na manhã de ontem, na sede do Poder Legislativo Estadual.
Os deputados ficaram preocupados principalmente com a possibilidade do fim do atendimento clínico pediátrico, através do remanejamento da demanda para o Hospital Maria Alice Fernandes, na Zona Norte, como vem sugerindo a Secretaria Estadual de Saúde.

"Esperamos que não ocorra o fechamento do setor de pediatria, porque muitas crianças serão penalizadas" , afirmou Dra. Kátia Lima, pediatra dos quadros do Walfredo.

Os deputados concordam que o caso seja concentrado o atendimento pediátrico na Zona Norte, a as pessoas, especialmente as que residem em bairros das zonas sul e leste, como Cidade Satélite, Rocas, Cidade da Esperança, terão muitas dificuldades de acesso.

Dra. Kátia Lima explicou aos deputados a situação de descaso em que se encontra o setor. Os 18 leitos da pediatria também servem aos pacientes adultos, conforme a necessidade. Por esse motivo, não é raro encontrar duas crianças dividindo a mesma maca. Não bastasse isso, também faltam respiradores e outros equipamentos de atendimento de urgência como é o caso dos desfibriladores. Mesmo assim, a pediatra espera que os membros da Comissão de saúde da AL possam intervir e evitar o fim do atendimento clínico às crianças.

Além da pediatria, os parlamentares também estiveram na UTI, no setor de reanimação, ortopedia, na clínica médica para adultos, nas enfermarias, entre outros setores do hospital.

Em cada um deles, o diretor do Walfredo Gurgel, Dr. Renato Brito, acompanhado de médicos e funcionários, fez uma explanação das dificuldades enfrentadas, como superlotação e falta de infra-estrutura para dar conta da demanda.

Para ele é preciso restaurar a rede básica de atendimento e qualificar o hospital para atender apenas casos graves. "A clínica médica deveria sair para nos especializarmos. Hoje em dia atendemos de tudo e em dias críticos como segundas e terças feiras o clima aqui é de guerra civil", desabafou o diretor.

Após a visita os deputados pretendem intensificar os debates sobre a situação da rede hospitalar pública no Rio Grande do Norte, dando ênfase ao Hospital Walfredo Gurgel.

"A nossa luta será diária porque isso é uma prioridade. Não adianta pensarmos em outra coisa enquanto existir essa realidade", afirmou o deputado Leonardo Nogueira, que preside a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa.

Nenhum comentário: