terça-feira, 2 de outubro de 2007

Setenta por cento dos brasileiros se sentem inseguros, aponta relatório


Setenta em cada 100 brasileiros se sentem inseguros quando voltam para casa. A constatação é da Organização das Nações Unidas (ONU) e faz parte do Relatório Global sobre Assentamentos Humanos, que este ano aborda o tema da segurança nas cidades do mundo. O relatório é lançado na cidade mexicana de Monterrey, como parte das celebrações do Dia Mundial do Habitat, comemorado hoje (1º ).

Segundo a ONU, a cultura do medo do crime (que, de acordo com o relatório, é "diferente da percepção e reconhecimento da iminência do crime") e da violência está enraizada na maioria dos países. A pesquisa foi feita em cidades de 35 países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os índices mais elevados de medo vieram do Brasil (70%). Os dez primeiros lugares estão divididos entre países da América Latina e da África, enquanto o menor índice ficou com a Índia – onde 13% mostraram insegurança no retorno para casa.

O relatório mostra ainda que o medo do crime está associado à violência da polícia, à sensação de insegurança e aos registros oficiais de violência e mortes, assuntos freqüentes nos jornais e noticiários.

Segundo a ONU, no Rio de Janeiro os índices de homicídio triplicaram desde a década de 70, enquanto que em São Paulo o número quadruplicou. O estudo indica, ainda, que na América Latina, onde 80% das pessoas moram em áreas urbanas, cidades como Rio de Janeiro, Lima (Peru), Cidade do México (México), São Paulo e Caracas (Venezuela) são responsáveis por mais da metade dos crimes em seus respectivos países.

Nenhum comentário: