segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Leia a íntegra do Café com o Presidente
Agência Brasil

Apresentador: Presidente, o Brasil tem na agricultura uma das suas alavancas para o desenvolvimento, então, nada mais justo do que para isso ter uma empresa forte que se dedica à pesquisa, é a Embrapa, que, aliás, na semana passada, foi lembrada pelo ex-secretário norte-americano Colin Powell, no jornal The New York Times. Colin Powell disse que a Embrapa ajudou a transformar o Brasil em uma superpotência agrícola. É uma realidade isso, presidente?

Presidente: Luiz, eu espero que nenhum brasileiro comece a valorizar a Embrapa porque o Colin Powell falou bem da Embrapa. A Embrapa, nos seus 34 anos de existência, ela revolucionou a agricultura brasileira. Hoje, o Brasil tem uma posição de destaque no mundo agrícola, no agronegócio, e é importante lembrar o que a Embrapa fez nesse país, é importante lembrar que há 30 anos atrás o cerrado brasileiro era tido como uma área que não prestava para nada. Eu lembro que as pessoas falavam: o cerrado é tão ruim que as árvores nascem tortas, ou seja, elas não conseguem crescer retas. E graças às pesquisas, a Embrapa conseguiu revolucionar e hoje o cerrado é um dos centros produtores de grãos dos mais importantes do mundo e do Brasil. Mas para falar da Embrapa , Luiz, nós trouxemos um convidado especial. Nós estamos aqui com o dr. Kepler Euclides, que é diretor executivo da Embrapa, engenheiro agrônomo. Ele pode contar um pouco para nós quais serão os próximos passos da Embrapa para que o Brasil se transforme no primeiro produtor de alimento do mundo.

Diretor: Bom dia, Luiz. Bom dia, presidente. É muito importante dizer que nós continuaremos avançando na questão de avanços do conhecimento, incorporando conhecimento, novas tecnologias, para que a gente continue sendo um competidor no âmbito do mundo e oferecendo alimento com segurança para os brasileiros, para o consumo de todo mundo.

Apresentador: Agora, presidente, hoje a Embrapa tem 2.200 pesquisadores, sendo 53% doutores e 45% mestres. A empresa atua também no exterior. O senhor, na próxima semana, viaja à África. A Embrapa entra nessas conversações entre o Brasil e outros países no termo de cooperação na pesquisa agropecuária?

Presidente: Entra. Eu acho importante depois o dr. Kepler fazer um comentário sobre isso, porque nós decidimos que a Embrapa deveria abrir um escritório em Gana e como a África tem um território um pouco parecido com Região Centro-Oeste brasileira, possivelmente a Embrapa possa contribuir junto com os pesquisadores africanos, ajudando a formar mais pesquisadores, para que a gente transforme as regiões que parecem com o Centro-Oeste brasileiro numa região altamente produtiva na África.Diretor: É importante mencionar que nós realmente... a abertura do escritório na África foi fruto da política estabelecida de que nós pudéssemos compartilhar parte do conhecimento, das tecnologias desenvolvidas que serão facilmente ajustadas e adaptadas àquele continente, aos diversos países.

Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente. Hoje falamos sobre a atuação da Embrapa – a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Presidente, o orçamento da Embrapa saltou de R$ 670 milhões, em 2001, para pouco mais de R$ 1 bilhão, agora em 2006. Esse é o caminho: investimento em pesquisa?

Presidente: Eu estou convencido de que o Brasil investindo em pesquisa, só tem a ganhar. É importante ter claro que se o Brasil não acreditar no investimento na educação, dentro da educação fazer investimento em ciência e tecnologia, para que a gente possa formar milhares de pesquisadores no Brasil, a gente não vai disputar um espaço extraordinário que o mundo nos oferece. É importante lembrar, Luiz, o seguinte: quando um país não tem importância política, quando um país não é competitivo com o chamado mundo desenvolvido, ninguém nos nota e ninguém reclama, ou seja, nós somos tratados como se fossemos um zé-ninguém. Agora, é importante lembrar que o Brasil virou o maior exportador de soja do mundo, o maior exportador de carne do mundo, o maior exportador de café do mundo, o maior exportador de suco de laranja do mundo, ou seja, este país ganhou uma dimensão porque está ganhando mercado de outros países que eram donos do mercado.

Apresentador: OK. Obrigado, presidente. Obrigado, dr. Kepler Euclides, diretor executivo da Embrapa. Até a próxima semana, presidente.

Nenhum comentário: