quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Globonews pode transmitir em sinal aberto
Tiago Cordeiro


A TV Globo fez uma consulta ao Ministério das Comunicações sobre a possibilidade de abrir o sinal de seu canal de notícias. Antes da Record News estrear, a interpretação era de que uma mesma cidade não poderia ter uma empresa com duas outorgas de geração.

“O único interesse da TV Globo foi consultar as autoridades para entender qual foi a interpretação jurídica que, na atual legislação, permitiu à Rede Record operar uma segunda rede. Não descartamos a hipótese de, se for legal, adotar o mesmo procedimento no futuro, mas ainda não há nada concreto”, explicou a Central Globo de Comunicação.

Nos bastidores do Ministério, já havia a informação de que tanto a Globonews como a BandNews haviam feito a consulta. Oficialmente, a direção do canal de notícias do grupo Bandeirantes descartou a hipótese.

“O BandNews é outro formato de canal. Não vejo os outros como concorrentes, temos um telejornal a cada 12 minutos, quatro por hora. Estamos falando em média de 48 minutos de exposição de notícias, por hora. É uma grade feita de jornalismo, feita para exibir notícias”, explicou Humberto Candil, diretor da Band News. “Em TV aberta já temos a Bandeirantes, que é uma emissora que tem um jornalismo muito atuante. Vamos continuar sendo um canal feito pra TV assinatura”, declarou.

Como a outorga de geradora da Record é em Araraquara questionou-se o fato de a Record News produzir conteúdo em São Paulo. Porém, de acordo com advogados especializados na área, a geradora é responsável por subir o sinal, mas o conteúdo pode ser produzido em outras localidades.

Nenhum comentário: