terça-feira, 2 de outubro de 2007


Fortalecimento do turismo interno depende da inclusão social, segundo Marta


Brasília - A ministra do Turismo, Marta Suplicy, afirmou ontem (1º) que o fortalecimento do turismo interno passa pela inclusão social. Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, ela fez um balanço das realizações do ministério e destacou as medidas em ação para promover o turismo no Brasil.

Marta ressaltou a criação do Plano Nacional de Turismo, que, segundo ela, criará 1,7 milhão de empregos até 2010. Entre as ações do plano, ela ressaltou o Programa Viaje Mais, que incentiva a venda de pacotes turísticos a preços promocionais para pessoas acima de 65 anos com juros abaixo de 1% ao mês.

Para a ministra, esse programa representa o melhor exemplo de integração entre o desenvolvimento da economia e a inclusão no turismo de pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de viajar. “Ao mesmo tempo em que dá oportunidade de emprego o ano inteiro no setor turístico, essa iniciativa dá a quem trabalhou a vida toda o direito de conhecer o Brasil”, explicou.

Segundo Marta, o Programa Viaje Mais, em 2008, será estendido a todo o país. Atualmente, só têm acesso aos pacotes com desconto os idosos do Distrito Federal e de São Paulo, que podem obter mais informações pelo número 0800-7707-202.

A ministra também prometeu, para o próximo ano, lançar pacotes diferenciados de viagem a trabalhadores e estudantes. “Esses programas não serão passageiros e virão para ficar”, salientou.

Segundo Marta, o crescimento da economia também é primordial para o desenvolvimento do turismo no país. Para ela, a saída de 6 milhões de brasileiros da linha de pobreza e a criação de 8 milhões de empregos nos últimos quatro anos estão dando impulso ao setor.

“A renda da população e o consumo aumentaram. O que a gente pretende é fazer que o direito ao lazer faça cada vez mais parte da cultura de consumo brasileira para dar musculatura ao turismo interno”, finalizou a ministra

Nenhum comentário: