quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Cosern volta a cortar energia de Francisco Dantas
Correio da Tarde
Publicado no Dia 17/10/2007
Fabiano Souza

FRANCISCO DANTAS - Continuam os desmandos por parte do prefeito de Francisco Dantas, Geraldo Margela. O município que acumula um débito superior a R$ 1 milhão junto à Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), já teve o fornecimento de energia de prédios e postes da via pública cortado por diversas vezes. Ontem, mais uma vez foi suspenso o fornecimento de energia dos prédios públicos e logo que a equipe da Cosern saiu do município, o prefeito determinou a alguns servidores que a energia fosse novamente religada.

O fato tem despertado a revolta da população, tendo em vista que a maioria da população ficou sem iluminação pública. Nos últimos cinco anos, a cena tem se repetido de forma constante. Inexplicavelmente, o prefeito alega que não tem dinheiro para pagar os acordos firmados com a companhia de energia que utiliza corte no fornecimento de energia dos prédios públicos. De acordo com informações não confirmadas pela Cosern, o débito da prefeitura vem se acumulando nos últimos seis anos. A prefeitura não paga suas contas junto à companhia desde de janeiro de 2001 até outubro de 2007.

Outra situação que tem causado prejuízos ao município tem sido os constantes atrasos no pagamento do funcionalismo público municipal. O acúmulo de salários atrasados chega em alguns casos, aos sete meses. A manobra do prefeito é pagar um a cada três meses em atraso. Com isso, alguns servidores que receberam seus salários de setembro não recebiam desde de junho. Os constantes atrasos têm provocado o fechamento de diversos pontos comerciais no município. Tendo como principal receita para movimentar o comércio local os servidores municipais, muitos comerciantes têm buscado alternativas em outros municípios. Outros, por conta dos atrasos, fecharam suas portas por falta de condições para manter seus comércios em funcionamento.

A falta de compromisso do prefeito tem provocado também a falta de investimento por parte do governo do estado e também do governo federal, já que a prefeitura se encontra inadimplente. Buscamos manter contato com o prefeito Geraldo Margela, mas obtivemos a informação de que o telefone da prefeitura também havia sido desligado por falta de pagamento.

Nenhum comentário: