sábado, 29 de setembro de 2007

Mossoró sedia I Encontro Potiguar de Blogs e Blogueiros

No próximo dia 20 de outubro, sábado, o auditório da Biblioteca Ney Pontes Duarte sediará o I Encontro Potiguar de Blogueiros e Blogs, o Papablog. O evento, que traz como tema principal "Popularizando os blogs no Rio Grande do Norte: Incentivando a leitura de espaços virtuais", reunirá blogueiros e internautas de todo o Estado.

O encontro é uma iniciativa do Projeto Mossoró Cidade Digital, desenvolvido pela Fundação de Apoio à Geração de Renda (FUNGER), da Prefeitura Municipal de Mossoró. Além do tema principal, outras temáticas serão abordadas, entre elas as formas de divulgação dos blogs, a melhoria desses novos métodos de comunicação, as estratégias de incentivo à leitura de blogs e a criação de tais instrumentos. Serão abordados, ainda, a forma de controle e segurança oferecidos por hospedeiros de blogs, a responsabilidade dos criadores na melhoria social e econômica, o controle de responsabilidade dos conteúdos e os projetos comunitários de inclusão digital-social. O evento proporcionará a troca de experiência e conhecimento entre os blogueiros.

O I Encontro Potiguar de Blogueiros e Blogs possibilitará ainda a inscrição de trabalhos e palestras, além de sugestões de propostas até o dia 30 de setembro. Todos aqueles que estiverem interessados devem enviar e-mail para o endereço eletrônico jrezende@digi.com.br ou ainda para o e-mail ciciliamaia@gamil.com.br.

Apesar da "febre" gerada pela criação crescente de blogs, relacionados aos mais variados assuntos, ainda deve haver quem se pergunte o que é um blog ou um weblog, como também é chamado. A resposta não é tão complicada, como pode parecer. Ele é mais simples do que um site.
É um registro publicado no mundo virtual, referente a um assunto organizado cronologicamente, como acontece com um histórico ou diário. Aliás, a liberdade que cada pessoa tem para criar o seu espaço é o que faz com que sejam confundidos com o diário. Vale ressaltar, no entanto, que diferentemente dos exemplos citados, no blog as informações estão organizadas de acordo com a atualidade do conteúdo, ou seja, informações "quentes" aparecem antes daquelas que já aconteceram anteriormente, além disso, por mais que possam apresentar conteúdos variados, ele é, na maior parte das vezes, a expressão de interesse do seu criador. Conseqüentemente, os blogueiros são pessoas que fazem uso do novo mecanismo para a comunicação.

A partir de qualquer computador e de qualquer lugar do mundo, pessoas de áreas de conhecimentos diversos podem criar e atualizar blogs, difundindo suas idéias e popularizando o saber que possuem em determinada área.

A iniciativa do Mossoró Cidade Digital faz parte de uma seqüência de eventos. Recentemente, foi realizado um minicurso sobre a criação de blogs, que, certamente, influenciou na realização do encontro. Fonte - Gazeta do Oeste.

Nenhum comentário: