sábado, 15 de setembro de 2007

Entrevista do blogueiro João Moacir - Taboleiro Grande- com o técnico em sismologia da UFRN que esteve na cidade logo após os tremores desta quinta –feira.


Entrevista vinculada no Diário de Natal deste dia 15-09-02
João Moacir: Já é possível dizer o que causou o tremor de terra aqui em Taboleiro Grande?
Eduardo Menezes - Sim. O movimento das rochas em função dos esforços sofridos pelas mesmas e essa região já é conhecida (estudada) por recorrências de tremores de terra no início da década de 90.
Qual a magnitude do evento sismológico que ocorreu aqui na quinta-feira?
Foi de 3.1 na escala Richter que vai até 9 pontos.A UFRN continuará o trabalho de monitoramento aqui?Sim, inclusive já foi instalado mais um aparelho sismógrafo no Sítio Orós e o mesmo já registrou um evento hoje pela manhã de magnitude menor que 1.0.
Depois do tremor de 3.1 ocorrido ontem (13) quantos ocorreram mais?
Seis. Sendo que apenas três foram sentidos pela população e os demais foram de pequena intensidade.
Como a universidade chegou a conclusão que o epicentro é aqui?
Graças a uma rede de sismógrafos instalados no Nordeste, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, essas estações são acessadas remotamente via internet possibilitando a análise rápida de onde se originou o evento.
A população tem motivos para preocupação maior sobre esse fenômeno?
Não, por que ela será, ou melhor, está sendo acompanhada a partir de agora de uma assistência técnica voltada para os esclarecimentos em relação ao fenômeno.
Se acontecer um tremor de terra maior, quais as medidas que a população deverá tomar?
Medidas emergenciais: se proteger embaixo de mesas, debaixo de portais ou mesmo sair para a rua. Prevenção: colocação de uma terceira ripa na cobertura da casa. Isso em casos extremos o que não se aplica aqui, que fique claro.

Nenhum comentário: