quinta-feira, 30 de agosto de 2007


Portalegre na mídia
Luciana Tito Da equipe do Diário de Natal

Portalegre vai de Fonte da Bica

Assim como outros municípios do Rio Grande do Norte, Portalegre está mobilizada para colocar dentre as Sete Maravilhas do RN, belezas de sua cidade. A representante do município na campanha, a ‘‘Fonte da Bica’’, foi escolhida por unanimidade durante reunião do Conselho Municipal Turismo.

O local é um dos principais atrativos turísticos da cidade, e referência para os moradores, informou a secretária de turismo de Portalegre, Maria Aucely Costa.

De acordo com ela, a Fonte da Bica é formada por várias nascentes de água mineral pura e cristalina. Brotando naturalmente do solo, é referencial para nativos e visitantes como programas de lazer e relaxamento. Mantém ainda um pouco da vegetação nativa da Mata Atlântica, cuja formação peculiar é denominada de Brejo de Altitude, exemplar único nas Serras Potiguares.

Localizada a cerca de 400 metros do centro da Cidade, foi palco de um relevante fato que desencadeou na tradição lendária da índia Luíza Cantofa e sua neta Jandy. Reza a lenda que Cantofa foi assassinada no momento em que rezava o Ofício a Nossa Senhora, tendo Jandy presenciado a tudo, conseguiu escapar ilesa, não sendo mais encontrada. Em função disso contam que o local é mal assombrado. Os transeuntes que dali se aproximam ouvem rezar o Ofício de Nossa Senhora nas horas mortas da noite, e pela madrugada, ouve-se um som semelhante a voz de quem canta ou chora, dizem os nativos, ser a voz de Cantofa e o choro de Jandy.
Em 2003 foi instalado o Terminal Turístico da Bica. ‘‘O terminal é fruto de um projeto turístico sustentável que na sua íntegra procurou causar o mínimo impacto possível no local, no que diz respeito a preservação do ambiente natural e artificial existente. A Bica é motivo de orgulho, inspiração e referência para todos os portalegrenses e mesmo aqueles que daqui não são tornaram-se admiradores e simpatizantes, pois quem toma da água de portalegre não sai mais de dentro de si’’, destacou Costa.

Ainda dá tempo de cotar na campanha para as Sete maravilhas do RN. Os interessados podem fazê-lo através do endereço eletrônico setemaravilhas@diariodenatal.com.br. A votação está apenas na primeira fases. Na segunda etapa da eleição, todas as sugestões recebidas farão parte da lista que será disponibilizada no site especial, criado exclusivamente para a votação. A escolha das Sete Maravilhas do Rio Grande do Norte contemplará tanto obras da natureza, quanto feitas pelo homem.

A campanha será em moldes similares à votação internacional que definiu as Sete Novas Maravilhas do Mundo, entre as quais o Cristo Redentor, que ficou em terceiro lugar graças à participação e à mobilização do povo brasileiro.

Nenhum comentário: