domingo, 26 de agosto de 2007

Parace Portalegre

José Agripino sinaliza apoio a Robinson Faria em 2010
LUÍS JUETÊ Da redação Gazeta do Oeste

O presidente dos Democratas do Rio Grande do Norte, senador José Agripino, sinalizou apoio do seu partido às pretensões político-eleitorais do presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria (PMN). De acordo com informações repassadas por uma fonte com trânsito livre na liderança do DEM no Congresso Nacional, José Agripino e Robinson Faria conversaram demoradamente em Brasília, oportunidade em que foi selado um pré-acordo com vistas ao processo sucessório para o governo estadual.

A fonte que esteve presente durante a conversa, explicou que a primeira questão definida entre os dois líderes políticos foi a indicação do deputado federal Fábio Faria (PMN) para ser o novo coordenador da bancada federal do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional, em substituição ao falecido deputado federal Nélio Dias (PP). O trabalho para indicação de Fábio tem sido conduzido de forma discreta, nos bastidores pelo próprio José Agripino. "Ele (Fábio) conta hoje com o aval de praticamente toda a bancada. Esse aval ao seu nome foi todo ele articulado pelo senador José Agripino", explica a fonte.

Outro ponto definido no acordo de Robinson e Agripino seria a filiação da senadora Rosalba Ciarlini ao Partido Progressista, logo após o ingresso do presidente da Assembléia Legislativa e o seu grupo político à sigla. Com isso, Robinson fortaleceria o seu quadro de filiados, com a presença de cinco deputados estaduais, um deputado federal e uma senadora. Com isso, Robinson substanciaria a sua pretensão de se candidatar ao Governo do Estado e o senador José Agripino também conquistaria importante apoio para o seu projeto político de renovar o seu mandato no Senado Federal em 2010. Esse mesmo grupo, revela a fonte, também dividiria os votos para o Senado Federal com a governadora Wilma de Faria (PSB) que deverá disputar uma cadeira na chamada Casa Revisora, quando encerrar a sua segunda administração.

No caso da senadora Rosalba Ciarlini, ao ingressar no PP, teria grandes chances de se manter no cargo, a partir do fato de estar integrada à base de sustentação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional. "Seria um grande acordo, onde Robinson Faria e José Agripino se fortaleceriam e Rosalba teria uma grande oportunidade de se livrar do fantasma da cassação e ao mesmo continuaria como uma liderada de José Agripino em nível de Rio Grande do Norte e também tendo acesso a uma série de benefícios por fazer parte da base do governo Lula", disse a fonte.

Nenhum comentário: